Pandemia: nova variante exige os mesmos cuidados

286

Apesar da evolução da vacinação no país, a pandemia ainda não acabou e é necessário manter os cuidados. Nos últimos dias foi descoberta a circulação de uma nova variante do coronavírus em diversos países. Batizada de Ômicrom, a cepa também chegou ao Brasil.

Evidências científicas apontam que a variante possui um índice de transmissibilidade maior que as outras, porém ainda não há estudos comprovados sobre a sua severidade. Além disso, segundo informações do Ministério da Saúde, as atuais tecnologias de testagem são suficientes para a sua detecção.

Apesar do alívio trazido pela vacina, ainda há um longo caminho pela frente. A prevenção e a imunização são as principais opções que a população tem para enfrentá-lo. Portanto, a ANFIP, preocupada com a saúde de seus associados, orienta que mantenham e reforcem as medidas necessárias de prevenção contra o vírus.

Relembre os cuidados básicos recomendados pelo Ministério da Saúde:

– Completar o ciclo de vacinação.

– Manter o distanciamento social, limitando o contato próximo entre as pessoas. Evite abraços, beijos e apertos de mãos.

– Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes, em especial no transporte público e em eventos e reuniões, como forma de proteção individual. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais) não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

– Lave as mãos com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo. Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.

– Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

– Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

– Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

– Durma bem e tenha uma alimentação saudável para manter uma boa imunidade.

– Se sentir algum dos sintomas da covid-19, procure uma unidade de Saúde.

Proteja a você e a quem você ama, com cuidado a pandemia será vencida!