A ANFIP Nacional realizou, nesta terça-feira (2/12), a última reunião ordinária do Conselho Executivo referente ao atual mandato, que se encerra em 31 de dezembro. A 11ª reunião teve uma pauta extensa, incluindo temas jurídicos, serviços assistenciais, orçamento e finanças, além dos preparativos para a transição ao novo Conselho.
Ao abrir os trabalhos, o presidente do Conselho Executivo, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, fez um balanço dos quase dois anos de gestão e agradeceu o empenho dos conselheiros. “É um prazer, mais uma vez, estarmos aqui”. Em tom de agradecimento, Miguel Nôvo lembrou que a atuação no Conselho é voluntária e baseada no compromisso associativo. “Cada um deu a sua contribuição, que foi possível, porque, na verdade, o prazer é servir aos nossos colegas através da Associação”, disse.
Miguel Nôvo também destacou que alguns conselheiros não seguirão no próximo ciclo, enquanto outros continuam ou atuarão em novas frentes dentro da Entidade. “Aqueles que não vão continuar, nosso agradecimento”, afirmou. Segundo ele, a reunião também serve para registrar o reconhecimento ao trabalho realizado: “Essa reunião é de agradecimento”.
Após a apreciação e aprovação da ata da reunião extraordinária de outubro, o Conselho passou aos temas financeiros. O vice-presidente de Planejamento e Controle Orçamentário, Márcio Humberto Gheller, e o vice-presidente de Finanças, Jorge Cezar Costa, apresentaram os resultados de julho a setembro. O trimestre apresentou desempenho positivo e estabilidade. Para Miguel Nôvo, o resultado confirma a condução responsável da gestão: “É a demonstração de que a gestão foi bastante equilibrada. Cada um fez a sua parte da melhor forma possível. Isso é mérito de todos nós”, enfatizou.
Na área jurídica, a vice-presidente Maria Beatriz Fernandes Branco tratou da inscrição de precatórios, ressaltando o esforço para acelerar os processos antes da paralisação do Judiciário em janeiro. Ela abordou ainda demandas como 28,86%, Gifa, Gdat, Bônus de Eficiência, anuênio, Gefa e 3,17%.
Já a vice-presidente de Serviços Assistenciais, Margarida Lopes de Araújo, detalhou as ações da área e os desafios enfrentados. “Ofertar serviços e assistência médica é complexo. Nós temos conseguido, apesar de que são situações não muito fáceis de resolver”, avaliou. Ela citou o estreitamento das relações institucionais com a Unimed e a Geap. Falou ainda do excelente resultado da campanha Com a ANFIP você vai mais longe, que sorteou um carro entre os associados. Segundo Margarida Lopes, esse tipo de iniciativa reforça a importância de “prestigiar os associados”.
A reunião foi encerrada com a manifestação dos conselheiros, que tiveram espaço para registrar suas mensagens finais. Com a proximidade do fim do mandato, o encontro reafirmou o compromisso coletivo e o trabalho desenvolvido ao longo do período. O presidente Miguel Nôvo agradeceu a dedicação dos membros do Conselho Executivo e desejou uma transição proveitosa, marcada pela parceria, pelo diálogo e pelo fortalecimento contínuo da Entidade em defesa dos Auditores Fiscais.






