Prêmio Congresso em Foco 2020 abre votações pela internet

Estão abertas, até 31 de julho, as votações para o Prêmio Congresso em Foco 2020. Pela 13ª vez, o prêmio idealizado pelo site Congresso em Foco reconhece os parlamentares que melhor representam a população. Além do público, jornalistas e um júri especializado também definirão os mais bem avaliados do ano. Os vencedores serão anunciados no dia 20 de agosto. Diante do cenário da pandemia de covid-19, o evento de premiação será totalmente on-line. A votação, iniciada na última sexta-feira (17), é feita pela página premio.congressoemfoco.com.br .

De acordo com o regulamento do Prêmio Congresso em Foco, estão aptos a serem votados todos os congressistas, exceto aqueles que respondem a acusações criminais ou que exerceram o mandato por menos de 60 dias este ano. As categorias gerais são “Melhores no Senado” e “Melhores na Câmara”, e as especiais são “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”, “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”, “Clima e Sustentabilidade” e “Defesa da Educação”.

“Nossa proposta é valorizar a boa política e incentivar a participação popular no cotidiano do Parlamento brasileiro, sempre em defesa do diálogo para fortalecimento da democracia”, afirma o fundador do site Congresso em Foco, Sylvio Costa. “O Congresso é uma instituição absolutamente essencial à democracia. O que temos que fazer não é fechá-lo, mas sim valorizar quem trabalha bem e melhorar cada vez mais fiscalizando e participando ativamente. É importante lembrar que os direitos e as obrigações de um cidadão vão muito além do ato de votar”, observa.

A edição de 2020 traz, além da votação na internet, dois júris distintos: um formado por cinco nomes, sendo quatro especialistas nas áreas empresarial, trabalhista, acadêmica e do terceiro setor e um representante do Congresso em Foco, e outro composto por 21 jornalistas que fazem cobertura do Congresso Nacional. “Com essas inovações buscamos assegurar ainda mais a pluralidade das visões e opiniões, valor fundamental para o Congresso em Foco”, observa Sylvio.

O Prêmio Congresso em Foco tem apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade, Movimento Todos pela Educação, Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), BMJ Consultores Associados, Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe).

 Serviço:

Prêmio Congresso em Foco

Prazo para votações: 31 de julho de 2020

Evento de premiação: 20 de agosto de 2020

Site: http://premio.congressoemfoco.com.br/

Fonte: Blog Henrique Barbosa