ANFIP atua junto a parlamentares em defesa de pauta prioritária

316

Conselheiros da ANFIP realizaram trabalho conjunto no Congresso Nacional nesta terça-feira (11/4), intensificando a atuação da Entidade em defesa de importantes temas para os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e para a sociedade. Na oportunidade foram abordadas questões como a importância da autonomia da Administração Tributária, a manutenção do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a  criação de unidade gestora de pessoal da União, a redução gradativa das contribuições previdenciárias dos servidores inativos, a dedução dos gastos com a qualidade de vida no Imposto de Renda do idoso em geral, e a Reforma Tributária.

Senadora Zenaide Maia

Os vice-presidentes Maria Aparecida Paes Leme (Relações Públicas), Tereza Liduína Santiago Félix (Aposentadorias e Pensões) e Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais) foram recebidos pela senadora Zenaide Maia (PSD/RN), em seu gabinete, em Brasília.

Zenaide Maia foi bastante receptiva em relação à pauta apresentada e afirmou que a ANFIP tem sido uma força importante no Congresso para a defesa de uma reforma com justiça tributária. “A Reforma Tributária que é essencial para o país é a Reforma Tributária Solidária, proposta pela ANFIP. Precisamos colocar para pagar imposto quem ganha muito e não paga nada. Defendo uma Reforma Tributária com a taxação de lucros e dividendos, a revogação de isenções fiscais de grandes petroleiras estrangeiras e menos tributação sobre o consumo”, disse. E acrescentou: “Sinto maior orgulho da ANFIP, que vem lutando para que se faça justiça social [no país]”.

Assista aqui ao depoimento da senadora, gravado durante a reunião.

Deputado Aliel Machado

As vice-presidentes Eucélia Agrizzi Mergár (Executiva), Marluce Soares (Comunicação Social), Albenize Gatto (Cultura Profissional e Relações Interassociativas) e Tereza Liduína Santiago Félix (Aposentadorias e Pensões) se reuniram com o deputado federal Aliel Machado (PV/PR).

Na apresentação das pautas prioritárias, foi dado ênfase aos assuntos envolvendo os aposentados e pensionistas. As conselheiras solicitaram apoio do deputado, principalmente, nas proposições que tratam da redução gradativa das contribuições previdenciárias dos servidores inativos, a partir dos 65 anos e deixando de ser cobrada a partir dos 70 anos; e a que reduz o Imposto de Renda dos gastos com a qualidade de vida da pessoa idosa ou inválida. Esses temas foram, inclusive, apresentados pela ANFIP na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara.

Tereza Liduína, que também representa o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), ressaltou que essa parcela da população, formada pelos aposentados e pensionistas, é de extrema importância para a economia do país, mais especificamente dos estados e municípios, onde concentram mais de 60% da renda, superando os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo, então, fundamentais para a manutenção e estímulo da economia dessas regiões.

Aliel Machado concordou com a importância dessas matérias, não só para os idosos e suas famílias, bem como, para a economia do país. “A luta de vocês é a minha luta e a minha causa. Quero muito avançar nessa questão da saúde do idoso e eu preciso da ajuda de vocês, das contribuições da ANFIP. Este gabinete é uma extensão do trabalho de vocês”, afirmou o parlamentar, que fez questão de destacar que sua trajetória é marcada pela luta contra as desigualdades sociais.

Assista aqui ao vídeo da ANFIP com o deputado.