ANFIP prestigia evento nacional sobre direitos humanos na Câmara dos Deputados

140

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (1º/6), seminário sobre a “Proteção das Defensoras e Defensores das políticas de respeito aos Direitos Humanos no Brasil”. O presidente Vilson Romero representou a ANFIP no encontro.

O evento foi conduzido pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), que saudou as pessoas que participam dos movimentos sobre a defesa dos direitos humanos no Brasil, cujo papel é fundamental no fortalecimento do Estado de Direito no nosso país, “o que justifica debater práticas de defesa dos integrantes de movimentos sociais”, segundo o parlamentar.

Couto acrescentou: “Esperamos, com isso, gerar práticas legislativas que evitem a criminalização de certos movimentos populares de sindicatos e trabalhadores rurais recentemente enquadrados na Lei de Segurança Nacional, assim como a sua inapropriada qualificação como terroristas”.

Entre outras personalidades, marcaram presença no seminário o representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo de Castro Pereira; a representante da Defensoria Nacional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União, Carolina Soares de Castro; o representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Paulo César Carbonari; o presidente interino da Comissão Pastoral da Terra, dom José Ionilton; e a representante do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, Layza Queiroz Santos.

Segundo Romero, “cada vez assume mais relevância o combate aos ataques aos direitos humanos e às conquistas das minorias da população brasileira, atuação na qual a ANFIP também se engaja, em respeito à cidadania”.