Em audiência sobre transformação digital, ANFIP alerta para necessidade de aperfeiçoamento

375

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, acompanhou nesta terça-feira (25/4), na Câmara dos Deputados, a audiência pública do Grupo de Trabalho sobre Alternativas Digitais de Tributação e Desburocratização, que teve como tema a “Execução da transformação digital da administração pública brasileira”.

De acordo com o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), que integra o colegiado, a audiência teve o objetivo de avaliar as iniciativas do governo federal e dos governos estaduais quanto a políticas de desburocratização e de alternativas digitais de tributação. “Que as experiências desenvolvidas possam ser analisadas à luz dos seus desafios para implementação e à luz do que já revelaram de possibilidades de alcance”, frisou.

Vilson Romero ressaltou que o debate é fundamental para este momento de transição tecnológica, especialmente na Receita Federal do Brasil, que está completamente digitalizada. Além disso, Romero alertou que há muito a ser aperfeiçoado ainda, já que uma parcela expressiva da população não está incluída digitalmente. “Apesar de estarmos ponteando dentro da estrutura do Ministério da Fazenda esse processo todo, temos muito a evoluir. Eu acho que, no momento em que vemos as inteligências artificiais avançando, tanto a ANFIP quanto as estruturas formais, temos de nos adequar e contribuir para acompanhar esse futuro que chega cada vez mais rapidamente”, destacou.

Participaram da audiência, como debatedores, Pedro Helena Pontual Machado (Casa Civil); Rogério Souza Mascarenhas (Ministério da Gestão e da Inovação); Fabrício Barbosa, (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração); Francisco Gaetani (Ministério da Gestão e da Inovação); Emerson Souto (Confederação Nacional dos Municípios); Amanda Mesquita Souto (Ministério do Desenvolvimento); Juliano Brito da Justa Neves (Receita Federal do Brasil).