ANFIP recebe conselheira do Ministério da Fazenda da Espanha

410

O Conselho Executivo da ANFIP, reunido em Brasília, recebeu nesta terça-feira (18/2) a visita da conselheira de Finanças da Embaixada da Espanha no Brasil, Antoinette Musilek. A reunião aconteceu na sede da ANFIP e contou com a presença de todos os integrantes do CE, além da diretora Administrativa Financeira da Fundação ANFIP, Maria Geralda Vitor.

O presidente Décio Bruno Lopes fez a abertura do debate, dando boas vindas à especialista Antoinette Musilek, que integra o Corpo Superior de Inspetores da Fazenda do Estado da Espanha e a luta internacional contra a sonegação e evasão fiscal. “Essa é uma oportunidade para analisarmos as experiências internacionais na área tributária, num momento em que discutimos a reforma no sistema tributário brasileiro”, ressaltou.

Em sua apresentação, dentre os assuntos abordados, Musilek falou sobre a estrutura do Fisco espanhol, harmonização de tributos para evitar a bitributação, tributação de dividendos, tributação sobre grandes fortunas, luta internacional contra a sonegação de impostos e regras gerais de tributação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“A luta contra a sonegação de impostos é mundial. É preciso unir a fiscalização internacional para combater os paraísos fiscais”, afirmou a especialista.

Os dirigentes da ANFIP aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas na comparação dos sistemas tributário do Brasil e daquele país, assim como o funcionamento da Administração Tributária e do funcionalismo.