Carteira funcional digital agora permite inclusão de dados complementares pelos órgãos

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Com a nova funcionalidade, eles podem acrescentar informações que ajudam na identificação do servidor com segurança e confiabilidade

Os dados complementares da carteira funcional digital do servidor público agora passam a ser incluídos pelos órgãos mediante cadastramento inicial do “Tipo de Dados Complementares” junto à Coordenação de Cadastro da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia.

São diversas as possibilidades de utilização. A Controladoria Geral da União, por exemplo, poderá sinalizar na carteira funcional dos seus servidores, aqueles que estejam em auditoria, permitindo a identificação pelo órgão que está sendo auditado, como habilitado por certo período. No caso da Polícia Rodoviária Federal, o órgão poderá utilizar o campo para informar que determinado servidor tem “Porte de Arma”. O campo ainda poderá ser utilizado, por exemplo, por servidores que forem ministrar treinamentos externos em um determinado período. E todas as informações acrescentadas têm a confiabilidade de serem dados institucionais, que constam no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Na primeira tela digital da carteira são apresentados os dados funcionais e pessoais; na segunda, a opção do órgão incluir quaisquer dados complementares; e, na terceira, um QRcode que garante a veracidade da informação das telas anteriores. A carteira segue as determinações do Decreto nº 10.266/2020 e une a segurança dos dados por QRCode com a praticidade do Sigepe mobile.

Os servidores ativos podem entrar, com este novo documento, em qualquer prédio público do Executivo Federal. A anulação da carteira só ocorrerá no caso de falecimento, aposentadoria, exoneração, demissão ou qualquer outra forma de cessação do exercício do servidor público.

Funcionalidades

A carteira funcional está disponível no aplicativo Sigepe Mobile, que é utilizado pelos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Siape para receberem vencimentos, proventos ou pensões, e também a visualização de informações financeiras, cadastrais e de consignações. Atualmente o aplicativo tem nota 4,5 na Google Play; 4,1 na Apple Store; e conta com 767.688 usuários.

O Sigepe mobile oferece as seguintes funcionalidades:

– Consulta da prévia do contracheque para se verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos;

– Consulta dos contracheques dos últimos 12 meses, de forma simplificada e detalhada;

– Notificação (push) quando a prévia, contracheque definitivo e comprovante de rendimentos estiverem disponíveis, assim como quando uma nova consignação for averbada no seu contracheque e uma nova mensagem for recebida na Central de Mensagens;

– Mostra gráficos detalhados dos rendimentos e descontos;

– Consulta dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado;

– Envio do contracheque por e-mail;

– Consulta, compartilhamento e impressão dos comprovantes de rendimentos;

– Consulta, compartilhamento E impressão de comprovante de pensão alimentícia;

– Consulta de férias;

– Consulta de margens consignáveis, simulação de consignação e compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas;

– Autorização e Consulta de Autorização de Consignatário;

– Cadastramento de dispositivo móvel;

– Central de Mensagens;

– Acesso por autenticação biométrica (Leitor de Digital);

– Consulta detalhamento, compartilhamento e impressão de Rendimentos e Descontos anuais;

– Consulta da Unidade de Recursos Humanos (UPAG);

– Permite atualização imediata de dados cadastrais inconsistentes.

– Consulta Afastamentos;

– Carteira Funcional.

 Para utilizar todas as funcionalidades, os usuários devem ter a última versão disponibilizada nas lojas App Store ou Google Play

Fonte: Portal do Servidor