Com a nova funcionalidade, eles podem acrescentar informações que ajudam na identificação do servidor com segurança e confiabilidade
Os dados complementares da carteira funcional digital do servidor público agora passam a ser incluídos pelos órgãos mediante cadastramento inicial do “Tipo de Dados Complementares” junto à Coordenação de Cadastro da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia.
São diversas as possibilidades de utilização. A Controladoria Geral da União, por exemplo, poderá sinalizar na carteira funcional dos seus servidores, aqueles que estejam em auditoria, permitindo a identificação pelo órgão que está sendo auditado, como habilitado por certo período. No caso da Polícia Rodoviária Federal, o órgão poderá utilizar o campo para informar que determinado servidor tem “Porte de Arma”. O campo ainda poderá ser utilizado, por exemplo, por servidores que forem ministrar treinamentos externos em um determinado período. E todas as informações acrescentadas têm a confiabilidade de serem dados institucionais, que constam no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).
Na primeira tela digital da carteira são apresentados os dados funcionais e pessoais; na segunda, a opção do órgão incluir quaisquer dados complementares; e, na terceira, um QRcode que garante a veracidade da informação das telas anteriores. A carteira segue as determinações do Decreto nº 10.266/2020 e une a segurança dos dados por QRCode com a praticidade do Sigepe mobile.
Os servidores ativos podem entrar, com este novo documento, em qualquer prédio público do Executivo Federal. A anulação da carteira só ocorrerá no caso de falecimento, aposentadoria, exoneração, demissão ou qualquer outra forma de cessação do exercício do servidor público.
Funcionalidades
A carteira funcional está disponível no aplicativo Sigepe Mobile, que é utilizado pelos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Siape para receberem vencimentos, proventos ou pensões, e também a visualização de informações financeiras, cadastrais e de consignações. Atualmente o aplicativo tem nota 4,5 na Google Play; 4,1 na Apple Store; e conta com 767.688 usuários.
O Sigepe mobile oferece as seguintes funcionalidades:
– Consulta da prévia do contracheque para se verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos;
– Consulta dos contracheques dos últimos 12 meses, de forma simplificada e detalhada;
– Notificação (push) quando a prévia, contracheque definitivo e comprovante de rendimentos estiverem disponíveis, assim como quando uma nova consignação for averbada no seu contracheque e uma nova mensagem for recebida na Central de Mensagens;
– Mostra gráficos detalhados dos rendimentos e descontos;
– Consulta dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado;
– Envio do contracheque por e-mail;
– Consulta, compartilhamento e impressão dos comprovantes de rendimentos;
– Consulta, compartilhamento E impressão de comprovante de pensão alimentícia;
– Consulta de férias;
– Consulta de margens consignáveis, simulação de consignação e compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas;
– Autorização e Consulta de Autorização de Consignatário;
– Cadastramento de dispositivo móvel;
– Central de Mensagens;
– Acesso por autenticação biométrica (Leitor de Digital);
– Consulta detalhamento, compartilhamento e impressão de Rendimentos e Descontos anuais;
– Consulta da Unidade de Recursos Humanos (UPAG);
– Permite atualização imediata de dados cadastrais inconsistentes.
– Consulta Afastamentos;
– Carteira Funcional.
Para utilizar todas as funcionalidades, os usuários devem ter a última versão disponibilizada nas lojas App Store ou Google Play
Fonte: Portal do Servidor