Comissão Parlamentar do Fonacate critica desinformação sobre a PEC 32/20

166

Para dar prosseguimento à luta contra a Reforma Administrativa, a Comissão Parlamentar do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizou mais uma reunião nesta terça-feira (30/3). Pela ANFIP, participou do encontro o presidente Décio Bruno Lopes.

Durante a reunião os integrantes da Comissão fizeram a avaliação da mobilização realizada no último dia 24, que reuniu dezenas de representantes de entidades e parlamentares, em ato virtual conjunto, em defesa dos servidores e contra a PEC 32/20 (Reforma Administrativa). Os representantes das entidades também iniciaram o estabelecimento dos próximos passos para enfrentar a conjuntura política atual.

Décio Lopes falou sobre a dificuldade de mobilização das categorias agravada pelo isolamento social devido à pandemia e criticou a desinformação das pessoas que acreditam que não serão atingidas pelas reformas que prejudicam os servidores. “Se a gente não acordar, estaremos sujeitos a decisões que não sabemos nem porque saíram. A pauta vai além do interesse corporativo, um interesse muito mais amplo do próprio Estado. Precisamos trazer a sociedade para o nosso movimento, porque os mais prejudicados serão exatamente os cidadãos, aqueles que mais precisam do serviço público”, declarou.

Rudinei Marques, presidente do Fórum, reforçou que as entidades devem estabelecer estratégias de continuidade para o processo de mobilização envolvendo as bases nos estados e, sobretudo, não contar que a Reforma esteja suspensa, pois a agenda do Congresso Nacional pode mudar a qualquer momento.

Os representantes discutiram ainda possibilidade de realização de eventos estaduais virtuais com a presença de parlamentares para uma atuação mais direta com os estados. A ideia será apresentada para deliberação coletiva na assembleia do Fórum na próxima terça-feira (6/4).