Com o objetivo de auxiliar as demandas dos associados relacionadas ao Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos – Decipex, a ANFIP se reuniu nesta sexta-feira (15/01) com o diretor do Departamento, Marco Aurélio Alves da Cruz, o assessor Anderson Caires e a coordenadora de atendimento, Jéssica Bastos. Na ocasião, foram apresentadas pela equipe as orientações de utilização das plataformas de atendimento do Decipex e os serviços prestados.
“É muito importante esse espaço que estão abrindo para que sejamos multiplicadores dessas informações”, declarou o presidente em exercício, Marcio Humberto Gheller, ao informar que grande parte dos associados da ANFIP são aposentados, e vários deles tem dificuldades de utilização das plataformas digitais.
Marco Cruz destacou que o processo de centralização é um grande desafio e que diversas demandas estão sendo solucionadas. “Estamos trabalhando em sentido de estrutura para, efetivamente, conseguir centralizar as vidas que faltam, gerir com qualidade e prestar um atendimento de excelência”, frisou. O diretor agradeceu ainda a iniciativa da ANFIP de apresentar as dúvidas dos usuários e informou que o contato inicial é o primeiro passo para envolver entidades que representam aposentados e pensionistas, pois são pontos de comunicação extremante importantes neste processo de minimizar os impactos das mudanças relacionadas à centralização.
Ao explicar a estruturação do Departamento, Jéssica Bastos relatou que as demandas que chegam ao atendimento são direcionadas de acordo com a temática para as demais coordenações gerais. Em seguida, a coordenadora apresentou o catálogo de serviços prestados e elucidou dúvidas dos associados enumeradas pelos representantes da ANFIP.
Piloto prova de vida digital – A campanha ainda está em fase de testes, e atende inicialmente 20 mil cidadãos atendidos pelo Decipex. Posteriormente, pretende-se estender a funcionalidade a 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados com biometria registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e/ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A ação tem o objetivo de melhorar e facilitar o atendimento aos beneficiários e a rotina de atividades da Unidade de Gestão de Pessoas, realizando a prova de vida por meio dos aplicativos Sigepe Mobile e Meu Gov.Br.
Acesso ao Sigepe e comprovante de rendimentos – Atualmente dentro do Sigepe, para ter acesso a qualquer documentação ou informação inerente ao Decipex, o servidor precisa selecionar o vínculo como Decipex. Em relação à emissão do comprovante de rendimentos que inicia em fevereiro, Jéssica Bastos alertou que as pessoas que migraram no meio do ano de 2019 para o Decipex, irão dispor de dois comprovantes de rendimentos e terão que fazer a declaração referente às duas fontes pagadoras, mudando o vínculo para emitir cada uma.
Pela ANFIP, também participaram da reunião os vice-presidentes, Eucélia Maria Agrizzi Mergár (Assuntos Fiscais), Carlos Alberto de Souza (Planejamento e Controle Orçamentário), Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais), Maria Beatriz Fernandes Branco (Assuntos Jurídicos), Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas), Albenize Gatto Cerqueira (Cultura Profissional e Relações Interassociativas), Tereza Liduína Santiago Félix (Aposentadorias e Pensões) e José Adinaldo da Silva Neto (Assuntos Parlamentares). Além, do coordenador do Conselho de Representantes, Genésio Denardi, diversos dirigentes das Estaduais e funcionários dos setores Administrativo, Jurídico, Assistenciais, Secretaria e Cadastro.
Confira os serviços prestados em cada canal de atendimento do Departamento:
Site gov.br
- Apresentação de comprovante Extra-Siape
- Comunicação de falecimento
- Solicitação de auxílio funeral, desbloqueio de acesso ao Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), isenção de Imposto de Renda, ficha financeira e contracheque.
Acesse aqui.
Protocolo digital
- Atualização cadastral
- Concessão de pensão e aposentadoria
- Declarações
- Questionamentos financeiros
- Requerimentos diversos
Acesse aqui.
Sigepe requerimentos
- Alteração de dados bancários
- Assistência à Saúde Suplementar
- Comprovante de quitação de plano de saúde
- Cadastro/ Alteração de dependentes
- Reestabelecimento de pagamento- Covid 19
Acesse aqui ou faça download do aplicativo nas plataformas Google Play e App Store.
Acesso externo Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
- Acompanhamento de processos
Acesse aqui e confira os passos para o cadastro.
Central de Atendimento de pessoal – CAPE/DF
- Atendimento presencial (suspenso temporariamente devido à pandemia)
Endereço: SAUS, Quadra 6, bloco O, térreo, Ed. Órgãos Centrais.
Atualmente a unidade de atendimento presencial só está disponível em Brasília, porém, segundo o Departamento, há um projeto do Ministério da Economia para a implementação de unidades presenciais em todo o país. Em caso de necessidade é possível se informar nas unidades regionais do Ministério da Economia, que encaminharão a demanda para o Decipex.
Central de Atendimento Decipex
- Esclarecimento de dúvidas
Contato: 0800-978-9004