Entidades de servidores e parlamentares discutem ações contra Reforma Administrativa

415

Dezenas de lideranças associativas e a representação de diversas centrais sindicais se reuniram de forma virtual, nesta segunda-feira (14/6), com o Núcleo de Trabalho do Partido dos Trabalhadores. A ANFIP esteve representada pelo assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero.

O encontro foi coordenado pelo deputado Rogério Correia (PT/MG), que informou que o partido está produzindo uma emenda substitutiva global à PEC 32/2020 (Reforma Administrativa). A ideia é apresentá-la nesta terça-feira (15/6) para iniciar a coleta de assinaturas dos deputados. O parlamentar também irá protocolar requerimentos para a realização de audiências públicas, no âmbito da Comissão Especial, com participação de entidades para discutir os impactos da matéria em diversos setores da sociedade.

Rogério Correia alertou que há uma estratégia explícita do governo em afirmar que a Reforma não atinge os atuais servidores para rebaixar as mobilizações e unificar a própria base para que tenham mais tranquilidade para votar a PEC. “Se desmobilizamos, eles aprovam. O aumento do número de membros na Comissão Especial foi uma vitória nossa, pois todos os partidos estarão presentes e coloca mais gente no debate”, disse.

Foram dadas pelos representantes diversas sugestões de ações contra a matéria e discutidos os principais efeitos negativos para a população. Defenderam ainda que, neste momento, a prioridade deve ser as emergências relacionadas à pandemia, como a extensão do auxilio emergencial e a distribuição de vacinas para todos.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Rui Falcão (PT/SP), Pedro Uczai (PT/SC), Paulo Ramos (PDT/RJ) e Paulo Teixeira (PT/SP).