ANFIP participa de ato público em defesa das Normas Regulamentadoras

299

A ANFIP, representada pelo assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, participou nesta sexta-feira (9/8), em Porto Alegre (RS), de ato público em defesa da manutenção das Normas Regulamentadoras (NRs). O evento é uma iniciativa do Fórum Sindical da Saúde do Trabalhador do Rio Grande do Sul (FSSTRS).

O governo federal já fez alterações em algumas NRs e pretende mudar ou eliminar outras, afrouxando as regras de inspeção e segurança dos trabalhadores.

Entenda o caso

No dia 30 de julho, o governo anunciou mudanças em três normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho, prevendo, com a iniciativa, um impacto positivo de R$ 68 bilhões em dez anos para as empresas.

O governo revogou a chamada NR 2, que exigia uma inspeção do trabalho prévia para a abertura de negócios. Além disso, atualizou outra norma, a NR 12, de segurança do trabalho com máquinas e equipamentos, e alterou a NR 1, que trata das disposições gerais sobre saúde e segurança. Uma das mudanças flexibiliza a obrigatoriedade de treinar trabalhadores que mudam de emprego dentro de uma mesma atividade.