CE: ANFIP prestigia 55 anos da Estadual

478

A ANFIP-CE, Estadual do Ceará, celebrou, nesta quarta-feira (28/12), 55 anos de existência, em evento que reuniu dezenas de associados, Diretoria, autoridades locais e da Receita Federal no Bouganville Buffet, em Fortaleza. O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, prestigiou a comemoração, realizada com apoio e patrocínio do Projeto Sociocultural.

Também estiveram presentes o deputado federal Luis Miranda (Republicanos/DF), a vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, Tereza Liduína Santiago Félix, e a coordenadora do Conselho Fiscal, Ercília Leitão Bernardo.

Na oportunidade, Romero parabenizou, em nome do presidente da ANFIP-CE, Gilson Fernando Ferreira de Menezes, e demais diretores, todos os Auditores Fiscais que deixaram sua marca na história da entidade, e desejou que muitos outros anos venham com ainda mais conquistas, com trabalho dedicado em defesa da categoria, de um sistema tributário justo, da Previdência e da Seguridade Social.

História – A ANFIP-CE iniciou suas ações em junho de 1967, quando colegas se reuniram no Auditório do ex-IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários) e criaram a “União dos Fiscais e Inspetores da Previdência Social do Ceará”. Em dezembro do mesmo ano, mediante assembleia geral, foi aprovado o Estatuto da entidade e realizada sua primeira eleição, na qual foi eleito presidente o colega Walter José de Carvalho Rodrigues.

A Estadual funcionou no prédio do ex-IAPC (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários) até o ano de 2002, quando se instalou em sua sede própria, localizada na rua Ildefonso Albano, n° 1688, Aldeota, fruto da gestão de Francisco de Assis Bastos Castro – o Assisinho.

A sede própria passou por modernização na gestão de Tereza Liduína Santiago Félix, vice-presidente de Aposentadorias e Pensões da ANFIP e que atualmente também integra a diretoria da Estadual, dotando-a de condições de acessibilidade, com a instalação de plataforma elevatória e o aumento dos mecanismos de segurança.

Acompanhando a evolução da legislação previdenciária no País, a Estadual teve alterada sua denominação ao longo dos anos: Associação dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias do Estado do Ceará – AFICPEC; Associação Cearense dos Fiscais de Previdência – ACEFIP; Associação Cearense dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – ACEFIP; e por fim, Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil no Ceará – ANFIP-CE.

A entidade sediou vários seminários, encontros e palestras com temas de interesse dos associados, entre eles a VI Convenção Nacional, realizada em 1977, e a XVI Convenção Nacional, em 1997. Também sediou o V Encontro do Nordeste, em 2005, e o X Encontro do Nordeste, em 2015.

Além do quadro associativo do estado, a entidade conta com dois sócios honorários, o presidente Vilson Romero e Margarida Lopes de Araújo, presidente da Fundação ANFIP.