Conheça a história da ANFIP-MA

892

No dia 12 de junho de 1969 nascia a Associação dos Fiscais de Previdência no Estado do Maranhã – AFIPREMA, que mais tarde se tornaria ANFIP-MA, com o objetivo de representar os Fiscais e Inspetores de Previdência daquela região. A reunião de fundação aconteceu no auditório do edifício sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Previdência Social, na capital São Luís. Na ocasião, foi constituída uma diretoria provisória, até que fossem realizadas as eleições, sendo escolhidos os fiscais Antônio Martins Bittencourt (presidente), José Ribamar Costa (secretário) e Janir da Silva Gedeou (tesoureiro).

Dois dias depois, em 14 de junho de 1969, em nova reunião, foram eleitos os integrantes do Conselho Fiscal, elaborado o projeto do Estatuto da Associação e definidos os representantes do Maranhão para participarem da segunda Convenção Nacional da ANFIP, realizada em Brasília.

Mas, foi somente em 28 de junho de 1969 que o Estatuto da AFIPREMA foi aprovado. Na mesma reunião, definiu-se os valores das mensalidades dos associados.

Nesses 51 anos de existência, a Associação se fortaleceu, participou ativamente das atividades da ANFIP nacional, conquistou sua sede social e defendeu com veemência os servidores da carreira.

Atualmente, a ANFIP-MA é presidida pela Auditora Fiscal Mairla Silva Gomes de Oliveira (gestão 2020/2022), que substituiu o Auditor Fiscal Antônio de Jesus Oliveira de Santana, que esteve à frente do cargo no período de 2018/2020.