Muita alegria, diversão e integração no X Encontro Estadual da ANFIP-MG

262

A ANFIP-MG promoveu, de 28 a 31 de agosto de 2022, a décima edição do Encontro Estadual de Auditores Fiscais Aposentados e Pensionistas, na cidade de Lambari (MG). O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Associação no YouTube (veja aqui), foi bastante prestigiado e serviu como um momento de reencontro entre os associados, amigos e familiares, após mais de dois anos de pandemia causada pelo coronavírus.

Logo na chegada ao Parque Hotel, já houve um momento de confraternização. Foi servido um delicioso café de boas-vindas. À noite, no JS Hotel — que faz parte da rede —, uma primorosa noite italiana, quando os convidados foram brindados por boa música, vinho e comida.

No dia 29, segunda-feira, aconteceu a solenidade de abertura oficial do X Encontro, conduzida brilhantemente pelo suplente da Diretoria Executiva, Cássio José de Oliveira. A mesa de honra foi composta pelo diretor-presidente, Afonso Ligório de Faria; pela diretora vice-presidente, Ana Maria Morais da Silva (que também presidiu a comissão organizadora do Encontro); pela diretora de Aposentados e Pensionistas e Serviços Assistenciais, Maria Lisboa Macedo; e pela diretora de Assuntos Jurídicos da ANFIP-MG, Ana Lúcia Guimarães Silva, que também é vice-presidente de Assuntos da Seguridade da ANFIP e representou o presidente da Associação nacional, Vilson Antonio Romero.

Em seu discurso, o presidente Afonso Ligório de Faria deu boas-vindas aos convidados, desejou um excelente encontro e saudou as ex-presidentes da ANFIP-MG presentes ao evento (Ana Lúcia Guimarães Silva, Ana Maria Morais da Silva, Ilva Franca, Juliana de Araújo Mart Alves e Mara Calabria). “Mais uma vez estamos nos reunindo. Esse encontro nasceu da ideia de dois ex-diretores: Cecília Buzzelli e Carlos Roberto Bispo. Eles propuseram, à época, que poderiam ser retirados, de cada mensalidade paga pelos associados, 2,5% para integrar um fundo que financiasse o evento a cada dois anos. E assim foi feito”, exaltou, pedindo uma salva de palmas para esses colegas de Juiz de Fora.

O presidente também lembrou que estão se aproximando as eleições para escolha da nova diretoria e do Conselho Fiscal da ANFIP-MG, cuja gestão se estenderá de janeiro de 2023 a dezembro de 2024. “Estaremos, entre os dias 1º e 15 de setembro, recebendo inscrições de chapas para a Diretoria Executiva e para o Conselho Fiscal. Gostaria que todos participassem desse processo que permite uma salutar renovação. Essa eleição acontece em 1º de novembro de 2022 e a posse da diretoria eleita, em 2 de janeiro de 2023. Estamos aguardando as inscrições com ansiedade, pois quanto mais pessoas participarem, mais exaltamos a democracia, a troca de ideias e a disputa pacífica de posição ideológica e política e que, assim, o associado tenha amadurecimento para escolher a melhor direção para a entidade”, pontuou.

Afonso Ligório ainda fez questão de abordar o projeto de governança que a Associação está implementando. “Primeiro, quero registrar que esse projeto foi sempre discutido a luzes claras. Toda a diretoria concordou e participou de forma unânime. Ele visa não apenas essa diretoria, mas as gestões futuras também, estabelecendo diretrizes concretas, já que entramos e saímos de dois em dois anos e, às vezes, até terceirizamos as decisões próprias da diretoria para funcionário e eles passam a fazer a política da Associação, quando quem deveria fazer é a diretoria. Então, estamos resgatando, neste mandato, o exercício de fato, pela diretoria, do seu papel”, defendeu.

Segundo Ligório, às vezes, as pessoas, mal informadas, entendem as atividades desenvolvidas pela diretoria de forma equivocada. “Mas precisamos ressaltar que uma das marcas dessa diretoria é a transparência. Qualquer associado tem acesso às atas, aos contratos, tem o direito de discutir a forma de trabalhar desse projeto de governança. A modernização da entidade é feita para os associados, que são seu verdadeiro dono. Quero reforçar: não falem nada baseado em conversa de corredor. Os documentos, as atas de reuniões e contratos estão à disposição de qualquer associado que queria se manifestar e criticar”, informou.

Por fim, desejou um excelente encontro a todos. “Com muito lazer, diversão, risadas, bom humor para vocês em todos esses dias. E lembrando, como falei em Poços de Caldas: este é um momento único, pois não conseguiríamos reunir as mesmas pessoas e circunstâncias se fizermos um novo encontro no mês que vem. Temos um momento único de congraçamento e devemos aproveitar cada minuto. Muito obrigado”, concluiu.

Confira aqui o discurso do presidente da ANFIP-MG.

Na sequência, quem deixou sua mensagem foi a diretora de Aposentados e Pensionistas e Serviços Assistenciais da Associação, Maria Lisboa Macedo (assista aqui). “Queridos amigos e colegas, um dos propósitos da ANFIP-MG é congregar, agregar e promover momentos felizes como esse. E a pandemia nos trouxe a lição da falta que fazem os amigos, os abraços, o aconchego, o carinho… E aqui estamos todos nós podendo nos abraçarmos à vontade”, celebrou.

Segundo Maria Lisboa, tem muita gente que não gosta de viajar, mas é bom participar desses encontros e aproveitar todos os momentos da vida. Com quase 89 anos, eu viajo, passeio, faço tudo, apesar da dificuldade de locomoção”, observou.

Por fim, ela falou sobre a organização do X Encontro. “Nós preparamos esse encontro com muito carinho, muita atenção aos pequenos detalhes, enfim, trabalhamos muito durante este ano. Nesse sentido, quero agradecer à Geralda Lourdes Possa, de Juiz de Fora, que coordenou a logística lá na cidade. A programação está completamente diferente dos outros anos. Tem baile à fantasia, anos dourados, se preparem e fiquem à vontade. Desejo um ótimo encontro e um forte abraço a todos”, disse a diretora.

Quem falou depois foi a diretora vice-presidente, Ana Maria Morais da Silva, que se disse encantada com a receptividade do evento pelos associados. “Quero registrar a minha alegria em ver a alegria de vocês ontem na festa [noite italiana], o brilho nos olhos, os abraços, os encontros, como isso estava nos fazendo falta… Ainda gostaria de dizer que, para viabilizar esse encontro, contamos com uma comissão da qual eu fui a coordenadora. Além de mim, tivemos a Maria Lisboa, a Sineida Sales, a Jamir Cerqueira e a Maria Lúcia Dâmaso. E como a Maria Lisboa falou, organizar um encontro dá muito trabalho, no sentido de escolher local, ônibus, alimentação e tudo mais para proporcionar a vocês essa alegria. Mas vale a pena todo o esforço”, ponderou.

Ana Maria lembrou que houve o momento difícil da pandemia, mas “agora podemos voltar a celebrar juntos. Então, tenham um excelente encontro, ótima festa”, exaltou.

Assista à fala da Ana Maria aqui.

A diretora de Assuntos Jurídicos da ANFIP-MG e vice-presidente de Assuntos da Seguridade da ANFIP, Ana Lúcia Guimarães Silva, falou da satisfação de estar presente ao X Encontro, especialmente como representante do presidente da ANFIP nacional, Vilson Romero (assista aqui). “Por isso, venho trazer uma mensagem de otimismo e esperança. O nosso último encontro aconteceu às vésperas do colapso provocado pela pandemia da Covid. Agora, voltamos a nos encontrar, nos abraçar e celebrar a vida juntos e presencialmente de novo, o que é muito bom”, festejou.

Como representante da ANFIP, Ana Lúcia abordou ações importantes que a Nacional tem promovido, dentre as quais destacou o I Prêmio ANFIP de Ações Inovadoras, que tem por objetivo premiar as ideias e propostas inovadoras dos Auditores Fiscais que visam ao aperfeiçoamento e valorização do trabalho fiscal, além de fortalecer a Receita Federal do Brasil; a busca por trazer novidades ao Clube de Vantagens da ANFIP; a pesquisa de satisfação, que visa atender de forma cada vez mais precisa aos interesses dos associados; a atenção da ANFIP às novas formas de comunicação, com a novidade da publicação do Linha Direta agora em formato de podcast, em que os associados podem, além de ler, também escutar as principais notícias da semana; os debates sobre o projeto de reforma tributária com os presidenciáveis, a fim de discutir as necessidades que o sistema precisa para tornar-se mais justos; e, por fim, “quero falar ainda que a ANFIP está preocupada com as dúvidas dos associados ativos quanto ao encaminhamento de sua aposentadoria face à publicação da MP nº 1119/2022, que abre novo prazo para a migração ao Regime Próprio de Contribuição e opção à Funpresp. Inclusive, realizamos uma live com especialistas buscando esclarecer dúvidas quanto às suas vantagens e desvantagens, bem como constituímos uma consultoria no sentido de orientar os associados”, destacou.

“Bom, isso é uma síntese do que a ANFIP Nacional tem feito ultimamente. Para ficarmos atentos a todas as atividades e notícias da associação, convido vocês a acompanharem o site e as redes sociais da entidade. Dito isso, quero agradecer pelo espaço e desejar a todos um excelente encontro. Que possamos aproveitar para nos confraternizarmos e tirar o atraso que a pandemia provocou. Muito obrigada!”, finalizou.

Painéis e stand-up
Após os discursos da mesa de abertura do X Encontro, aconteceram dois painéis sobre temas de interesse dos associados. O primeiro foi sobre a previdência complementar Jusprev, que contou com a Deborah Maggio (palestrante) e Carolina Dutra, representantes da Jusprev, e com o ex-presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, que teceu as considerações iniciais.

Inicialmente, Décio Lopes agradeceu pelo convite e parabenizou a diretoria da ANFIP-MG por estar dando nova “cara” à entidade (assista aqui). Na introdução sobre o tema em debate, falou que é necessário ter determinação, especialmente quando se trata de finanças pessoais. “Quando começamos a trabalhar, devemos ter em mente que é preciso ter um dinheirinho, um suporte, pois não sabemos o dia de amanhã. Nas finanças pessoais, quando você tem determinação em formar um fundo, uma reserva, e alcança um alicerce, os bancos começam a te assediar. E, nesse sentido, temos diversas possibilidades de aplicação financeira: CDB, poupança, ações, previdência complementar etc. Por isso, quando vamos fazer uma aplicação financeira, temos que tomar muito cuidado, pois podemos ter um resultado negativo em decorrência da taxa de administração muito mais alta do que o rendimento que a própria aplicação pode nos dar”, pontuou.

“Por isso, nessa oportunidade vamos apresentar a muitos de vocês o assunto previdência complementar, especificamente os planos oferecidos pela Jusprev, que é a nossa previdência complementar”, salientou.

Na sequência, Deborah Maggio discorreu sobre o que é e como funciona a Jusprev. A palestra da especialista pode ser assistida aqui.

O outro painel foi conduzido pela vice-presidente de Assuntos Jurídicos da ANFIP, Maria Beatriz Fernandes Branco, que falou sobre o andamento das ações patrocinadas pela ANFIP, como 28,86%, GAT, GDAT, 3,17%, dentre outras. Confira como foi a palestra aqui.

Ao final da solenidade de abertura, o pernambucano Paulo Roberto de Araújo fez o seu irresistível stand-up comedy com os melhores “causos” mineiros.

O comediante desfilou toda sua mineirice incorporada ao longo de mais de 10 anos vivendo nas Alterosas. Foi um convite a deliciosas gargalhadas.

Assista ao stand-up aqui.

Outras atrações
O X Encontro ainda teve muitos momentos de confraternização, alegria e boas histórias. A noite do dia 29 foi dedicada ao baile “Anos Dourados”, clima totalmente voltado para as décadas de 60 e 70. Na manhã do dia 30, os participantes do X Encontro passaram o dia no inesquecível e grandioso Parque Oásis, com suas quedas d’água artificiais, bela vista e convidativa piscina aquecida, onde os animadores do Parque Hotel, Tio Choquito e Babalu, deram aula de hidroginástica e Zumba. Depois, um divertido almoço, com música ao vivo.

Na noite do mesmo dia, foi a vez do Baile à Fantasia, com destaque para a criatividade dos convidados. Além disso, muita música, diversão e coroação de um encontro muito prestigiado. Já no dia 31 (quarta-feira), antes da partida, ainda houve tempo para um divertido karaokê.

Assim foi o X Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas da ANFIP-MG, esse evento tradicional, que provoca as mais diversas sensações entre os participantes, especialmente a de união da categoria.

Assista aqui à solenidade de abertura completa.

Galeria de fotos:
– Dia 28/08
– Dia 29/08
– Dia 30/08

Fonte: Giuliano Peixoto, da ANFIP-MG