ANFIP-MT tem história marcada por união de seus associados 

766

A AFISMAT- Associação dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias do Estado de Mato Grosso, foi fundada em 30/12/1980 em Cuiabá-MT, pelos fiscais: Antonio de Moraes Botelho, Eurico Harter, Eurico Saraiva, Fernando Calmon, Fernando Marques Fontes, Geraldo Deschamps de Almeida, Isaltino Marques Fontes, José Paes de Barros Sobrinho, José Salgado Bianchi, Macário Zenagape João Pires, Manoel Felizardo Neto, Mário Vilas Boas Motta, Moacyr Souza Neves, Ney Aurélio de Campos, Tasso Meirelles, Volnei Abreu Ávila e Zilma Dock. Dentre os fiscais fundadores, atualmente apenas o fiscal Moacyr de Souza Neves encontra-se com vida.

O primeiro presidente da AFISMAT foi o fiscal Fernando Marques Fontes, que tinha como característica principal um grande poder de agregação e amor pela associação, tanto a nacional quanto a regional, era “uma verdadeira devoção”. Comparecia e participava ativamente de todos os encontros e de todas as convenções.

Um dos maiores orgulhos dos integrantes da AFISMAT foi ter sediado, no período de 20 a 22 de maio de 1998, o VI Encontro Nacional dos Fiscais de Previdência. Com o slogam “ voa tuiuiú, estica seu pescoço, e vem mostrar em Mato Grosso que beleza é Cuiabá” , esse encontro foi marcante, pois além de contribuir para a integração dos Auditores Fiscais a nível nacional, discutir sobre os problemas e as metas da categoria, também divulgou as belezas naturais do Estado de Mato Grosso, tão rico e privilegiado neste quesito.

Os integrantes da AFISMAT sempre tiveram um sonho, o de possuir uma sede própria. Por essa razão, em 2002, se cotizaram e adquiriram um terreno para esse fim. De posse do terreno e sem recurso para a construção, foi solicitada ajuda da ANFIP para tal fim, porém foi negada, frustrando o sonho dos associados.

Em 30/08/2011, a AFISMAT foi incorporada pela Unafisco – Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil. Tal incorporação foi conduzida pelo então presidente Manoel de Matos Ferraz, com a promessa de que a Unafisco disponibilizaria valor idêntico ao que a AFISMAT tinha a época para construção de uma sede da associação regional. Embalados nesse sonho, todo o recurso financeiro da AFISMAT foi transferido para a Unafisco e, por vários entraves, a construção da sede não saiu até hoje, e novamente os sonhos dos associados foram frustrados.

Atualmente, a AFISMAT é uma Representação Regional da ANFIP, com 47 associados e, neste momento, é liderada pela Auditora Fiscal Ana Pereira Leite. Proporciona aos associados reuniões informativas e eventos festivos.

A AFISMAT, hoje sucedida pela representação, deixou um legado muito importante, que é a união entre seus associados ativos, inativos e pensionistas. “Uma verdadeira família.”

O tempo passa tão depressa, mas em nós deixou, tantas alegrias, doces recordações, proporcionados pela nossa Associação. “Belos tempos, belos dias.”