ANFIP Conectada debate participação dos servidores nas eleições legislativas

255

Com a preocupação de manter os associados sempre informados, foi realizada mais uma edição do programa ANFIP Conectada, nesta terça-feira (20/9), para discutir a importância das eleições legislativas. Participaram do debate, mediado pelo vice-presidente de Política de Classe e Política Salarial, José Arinaldo Gonçalves Ferreira, o consultor parlamentar Vladimir Nepomuceno e o analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), André Santos.

Vladimir Nepomuceno lamentou que, segundo pesquisas, mesmo faltando poucos dias para as eleições, 69% dos eleitores ainda não definiram voto para deputado federal e 45% não sabem quem vão escolher como representante no Senado, enquanto na escolha de candidato à Presidência da República, 80% já estão decididos. “Não se governa sem a participação do Parlamento. É necessário resgatar a importância de saber quem é o candidato e porque está votando nele”, alertou.

Em concordância, José Arinaldo destacou a necessidade de votar com pragmatismo e escolher bem os candidatos do Poder Legislativo, pois eles são responsáveis por formular e aprovar as leis que impactam toda a sociedade.

Ao delinear um panorama da nova formação do Congresso, Nepomuceno explicou que a tendência é que o Congresso continue conservador e destacou a necessidade de eleger parlamentares que também atuem em pautas gerais de interesse da sociedade, acompanhando e contribuindo verdadeiramente com o debate.

Em relação à participação de servidores nas eleições, André Santos informou que, de acordo com levantamento feito pelo Diap, 658 servidores das três esferas – municipal, estadual e federal – disputam vagas para deputado estadual, distrital ou federal. O analista político considera o número pequeno, diante da quantidade de servidores que somam, atualmente, cerca de 12 milhões.

André Santos também indicou a plataforma “Quem Foi Quem” – quemfoiquem.org.br – para a sociedade conhecer o trabalho dos atuais parlamentares, muitos candidatos a reeleição, e acompanhar os votos dos congressistas nos temas de interesse da sociedade.

Confira todos os pontos abordados na TV ANFIP, no Youtube.