XVIII Encontro Nacional: Conselheiros e Fundação ANFIP apresentam novos projetos

85

O terceiro dia do XVIII Encontro Nacional da ANFIP, realizado nesta quarta-feira (29/5), em Fortaleza (CE), foi marcado por uma série de apresentações dedicadas aos Conselhos Executivo, Fiscal e de Representantes e à Fundação ANFIP. O foco principal foi a prestação de contas e esclarecimentos dos dirigentes sobre as atividades em andamento da Associação.

O presidente Miguel Nôvo, após chamar ao palco todos os integrantes dos três conselhos, detalhou os novos projetos desenvolvidos pela ANFIP. Entre eles, melhorias no plano de saúde, possibilidade de herdeiros se filiarem à Entidade, consultoria previdenciária, ampliação de apartamentos do ANFIP Flats, ações jurídicas e retorno da edição e publicação da Revista Seguridade Social e Tributação.

“São iniciativas que já estamos tomando. Estamos honrando o compromisso do nosso plano de ação”, afirmou Nôvo. Ele enfatizou a importância de modernizar a Associação antes do fim de seu mandato, destacando o Projeto ANFIP do Futuro e a unificação das mensalidades da ANFIP Nacional com as Estaduais como partes cruciais desse processo. “Temos que ter coragem para fazer essas mudanças ”, pontuou.

O presidente também anunciou a substituição da administradora do plano de saúde Unimed Vitória, a Benevix, pela gestora de saúde Allcare, visando oferecer mais e melhores serviços para os associados. “Todos nós ganharemos com essa mudança”, disse, destacando o compromisso da ANFIP com seus associados. “Quem é mais importante para a gente são os associados e essa direção tem esse compromisso. O que importa para a gente é que o associado esteja satisfeito com a Associação”, afirmou o dirigente.

Carlos José de Castro, coordenador do CR, falou sobre a história de luta da ANFIP e destacou o apoio e empenho do Conselho de Representantes no projeto ANFIP do Futuro. Já a coordenadora do CF, Jamile Jabra Malke, falou sobre a atuação do Conselho Fiscal, como colegiado autônomo e permanente, e da contribuição para o bom funcionamento da ANFIP nacional.

Fundação ANFIP – O presidente Vanderley José Maçaneiro enalteceu a parceria que existe entre a Fundação e a ANFIP, considerada extremamente necessária para que o trabalho seja bem conduzido. Sobre a atuação da entidade, disse que o atual Conselho definiu que, durante o mandato, a Fundação vai trabalhar no aspecto eminentemente técnico. “Vai poder subsidiar a ANFIP com dados e informações para que ela possa promover o melhor debate político. Mas, nós não vamos nos envolver em nenhum embate político. Assumimos a condição de ser uma grande assessora técnica da ANFIP”, detalhou Maçaneiro.

Relatou ainda os recentes trabalhos publicados, que são a edição atualizada do livro Análise da Seguridade Social, livro sobre o RGPS e, ainda em andamento, a nova edição do livro A Economia dos Municípios, um estudo sobre as renúncias fiscais e um estudo técnico demonstrando a desigualdade na tributação da renda dos brasileiros.

Veja a cobertura completa do XVIII Encontro Nacional no site da ANFIP e a transmissão das apresentações na íntegra no YouTube, no canal da TV ANFIP.