ANS suspende reajustes de plano de saúde entre setembro e dezembro de 2020

447

A ANFIP comunica aos associados usuários do plano de saúde Unimed Vitória que, por decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os reajustes do plano por variação de custos (anual) e por mudança de faixa etária, aplicados entre janeiro e agosto de 2020, estão suspensos no período de setembro a dezembro de 2020. Para os beneficiários que mudarem de faixa etária entre os meses setembro a dezembro de 2020, também não haverá cobrança de reajuste neste período.

Com a decisão, deverá ser cobrado dos usuários o valor da mensalidade antes do reajuste anual/faixa etária aplicado este ano. A ANS decidiu ainda que em 2021 será realizada a recomposição dos efeitos da suspensão dos reajustes em 2020 e que, a partir de janeiro, serão cobrados os valores reajustados.

A decisão está no Comunicado nº 85 da ANS, tomada após a 16ª Reunião Extraordinária de Diretoria Colegiada. Para melhor orientar as operadoras de planos de saúde, a ANS disponibilizou uma série de perguntas e respostas relacionadas ao assunto, no seguinte link: Perguntas & Respostas sobre o tema.

A Unimed Vitória informa que já está adotando as medidas necessárias para parametrizar os sistemas para cumprir a decisão da ANS. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pela Central de Atendimento no 0800 026 0080.