Comunicado da ANFIP sobre a Unimed Vitória

724

COMUNICADO PLANO DE SAÚDE ANFIP

Caros(as) associados(as),

Inconformados com o absurdo aumento linear de 47% impingido aos nossos associados usuários da Unimed-Vitória, resolvemos falar diretamente com a operadora para sensibilizá-la com a situação dos usuários, pois muitos seriam privados do plano, por ser impagável, e ficariam desassistidos e desamparados face à dificuldade de serem inseridos em outros planos por causa da faixa etária da maioria.

Além de valores altos num novo plano, teriam que cumprir períodos de carências de forma que suas vidas correriam perigo conforme as comorbidades que já sofrem. A carteira da ANFIP tem 1.800 associados titulares dos planos e 3.600 dependentes, totalizando 5.500 vidas assistidas.

Portanto, a responsabilidade de deixar essas pessoas vulneráveis por absoluta incapacidade de arcar com esse aumento abusivo teria que ser apurada.

Finalmente, e felizmente, nossos esforços, nossa perseverança e muitas noites mal dormidas produziram o resultado esperado, e a Unimed-Vitória, sensibilizada com nossos argumentos, entrou em contato com a Administradora Benevix para tentar equacionar o problema.

No entanto, a Unimed-Vitória, com sua equipe, mesmo com seus estudos atuariais e econômicos que comprovam a necessidade do índice de 52,2% divulgado inicialmente, mas, para não desassistir os usuários associados da ANFIP, absorveu parte de seus custos e baixou o índice para 27% e encaminhou a proposta para a Benevix para que a mesma também colaborasse com a redução da sua taxa de administração.

Ao final dessa negociação intermediada pela ANFIP, a Unimed-Vitória e a Benevix concordaram em proporcionar aos nossos associados e usuários do plano de saúde um reajuste final de 14% para os contratos 6848 e 8052 (4.470 vidas), bem como de 17% para o contrato 8444 (945 vidas). Índices muito abaixo dos praticados hoje no mercado, que variam de 20% a 25%. Saímos vitoriosos de uma negociação estafante e muito complicada.

Assim é o trabalho dessa nova gestão da ANFIP, mesmo esgotados todos os estudos técnicos entre administradora e operadora, que apresentou um índice de reajuste totalmente irreal e impagável para nossos associados e usuários do plano, buscamos o diálogo e o convencimento no seio da Unimed-Vitória e da Benevix. Foi um trabalho insano, muito difícil, mas alicerçados no nosso propósito de conseguir o melhor, por ser de justiça, perseveramos e obtivemos um resultado excelente, para o bem do nosso objetivo maior: nosso Associado.

Portanto, caro (a) associado (a), aguarde novos boletos com os valores reajustados nos índices acordados com a Unimed-Vitória e a Benevix, ou seja, 14% para os contratos 6848 e 8052 (4.470 vidas), bem como de 17% para o contrato 8444 (945 vidas).

É com muita alegria e com a sensação do trabalho recompensado que divulgamos esse Comunicado.

Muito obrigada pela sua confiança associado (a), com a qual sempre nos distinguem!

Brasilia, 09/02/2024.

Miguel Arcanjo Simas Nôvo
Presidente

Margarida Lopes de Araújo
Vice-presidente de Serviços Assistenciais

Maria Beatriz Fernandes Branco
Vice-presidente de Assuntos Jurídicos