Geap esclarece reajuste dos planos repercutido pela imprensa

3473

A Geap Autogestão em Saúde divulgou, nesta quinta-feira (8/10), um comunicado para esclarecer os aumentos dos valores dos planos da instituidora, que teve repercussão na mídia.

Confira a nota completa:

“Geap Saúde garante menor reajuste dos últimos anos

A Geap Autogestão em Saúde emitiu nota esclarecendo as informações referentes ao reajuste dos planos que foram veiculadas por alguns portais de notícias nos últimos dias.

O índice de reajuste dos planos estaduais Geap Para Você (AM, DF, ES, GO, MG, MS, PA, PR, RJ, RS e SC) foi de 5,50%. Esse é o menor percentual dos últimos anos. A decisão é fruto de um detalhado e minucioso estudo atuarial, a partir das projeções de despesas para o ano de 2021.

Reduzir o reajuste é um dos principais objetivos da atual gestão, que vem tomando medidas urgentes que garantiram não só a saída do regime de direção fiscal, mas, principalmente, a sustentabilidade da Operadora.

Vale destacar, também, que o reajuste de 5,50% só foi possível após a diretoria adotar uma série de medidas de racionalização dos custos administrativos e assistenciais, que levaram ao cancelamento de dezenas de contratos dispendiosos e desnecessários, além de renegociações com os prestadores.

Sobre o reajuste de 45,58% apenas do plano Geap Saúde Vida (sem coparticipação), o estudo atuarial que estabelece o valor da mensalidade levou em consideração diversos fatores, dentre eles, o aumento das despesas médico-hospitalares, a maior utilização do plano pelos beneficiários, liminares judiciais, entre outros. Esta medida tem como objetivo buscar o equilíbrio econômico-financeiro.

A Geap informa que, os planos abaixo mencionados, teriam seu reajuste entre setembro e dezembro do corrente ano, porém, por determinação da ANS, serão reajustados apenas em janeiro de 2021. Os demais planos, como Geap Clássico, Geap Essencial, Geap Família, Geap Referência e Geap Saúde II, serão reajustados somente em fevereiro de 2021, de acordo com o aniversário do plano.

Confira na tabela abaixo, os planos que terão reajuste (janeiro/2021):

Fonte: Geap Saúde.