ANFIP e Pública Central do Servidor analisam eleições municipais

144

A ANFIP participou de reunião virtual, nesta quinta-feira (8/10), realizada pela Pública Central do Servidor para debater as eleições municipais de 2020 com os representantes das diversas carreiras do serviço público, filiadas ou não à central sindical.

Na ocasião, os presentes manifestaram suas preocupações envolvendo o processo eleitoral, que acontece nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).

Representando a ANFIP, o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, ao se pronunciar, ressaltou que é preciso ter uma postura suprapartidária, já que as entidades precisam negociar suas pautas com todos os eleitos. Além disso, destacou o Auditor Fiscal, a ANFIP entende que os servidores públicos devam apoiar como cidadãos e eleitores as candidaturas comprometidas com a qualidade do serviço público e com o respeito aos trabalhadores da iniciativa privada e do serviçopúblico.

Também na reunião, os dirigentes abordaram os impactos das Reformas Tributária (PECs 45/2019 e 110/2019) e Administrativa (PEC 32/2020) para a sociedade brasileira e, para o serviço público, em especial. Os participantes entenderam a necessidade da definição do tamanho do Estado que deve ser buscado para mitigar a desigualdade social existente no país.

Ao final, decidiram promover reuniões virtuais em todas as regiões do Brasil, buscando conscientizar os servidores a se engajarem no processo eleitoral e avaliar corretamente os candidatos a vereador e prefeito nos 5.568 municípios brasileiros onde há cerca de 70 mil cargos em disputa nos poderes Legislativo e Executivo.

Eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um canal de atendimento exclusivo pelo whatsapp para que o eleitor obtenha informações relevantes sobre o processo eleitoral deste ano. O assistente virtual, chamado de chatbot, pode ser acessado ao adicionar o telefone (61) 99637-1078 à sua lista de contatos, ou através do link wa.me/556196371078.