Música, emoção e reencontros marcam abertura do XIX Encontro Nacional

A alegria e a energia da música popular brasileira e do samba tomaram conta da abertura do XIX Encontro Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, realizada nesta segunda-feira (21/9), no Rio de Janeiro. Antes mesmo da composição da mesa solene, o público foi envolvido pelo ritmo e pela dança da Companhia Léo Fortes e Robertinha, que levou ao palco a elegância e a irreverência da gafieira.

A música transformou a energia do ambiente e deu o tom de uma abertura marcada pela celebração e pelo reencontro de colegas de todo o país.

Outro momento de forte emoção foi a entrada das bandeiras, conduzidas pelos presidentes das Estaduais e seus representantes. Em homenagem aos associados centenários da ANFIP, o diretor Financeiro da ANFIP-RJ, Luiz Gonzaga Bernardo, de 96 anos, conduziu a bandeira do estado do Rio de Janeiro.

Ex-presidentes da Entidade também participaram da cerimônia e, guiados por Marville Taffarel, entraram com a bandeira da ANFIP Nacional. Em homenagem às mulheres da categoria, a ex-presidente Margarida Lopes de Araújo conduziu a bandeira do Brasil.

Mesa de abertura

Compuseram a mesa solene de abertura o presidente ANFIP, Carlos José de Castro; a coordenadora do Conselho de Representantes, Cleide Almeida Nôvo; o coordenador do Conselho Fiscal, Ariovaldo Cirelo; o presidente da ANFIP-RJ, José Arinaldo Gonçalves Ferreira; o delegado-adjunto da RFB no Rio de Janeiro, Heleno Medeiros de Freitas; o gerente do projeto de implantação da Reforma Tributária, Marcos Hübner Flores; o presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real Pereira; e o presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert. O secretário da RFB, Robinson Barreirinhas, não podendo comparecer presencialmente, enviou sua mensagem em um vídeo especial para o evento. 

União e acolhimento

Na abertura dos pronunciamentos, José Arinaldo Ferreira agradeceu o empenho das equipes envolvidas na realização do Encontro.

Ao falar sobre a escolha da cidade para sediar o evento, resumiu o espírito de acolhimento da capital fluminense: “O Rio de Janeiro funciona como tambor do Brasil. Tudo que acontece aqui o brasileiro sabe, tudo que se passa aqui repercute no Brasil e no mundo também”. Ao final, reforçou: “Nós, da ANFIP-RJ, assim como o Cristo Redentor, estaremos de braços abertos para receber a todos”.

Cleide Almeida Nôvo ressaltou a representatividade dos estados e o papel do colegiado na construção do diálogo dentro da Entidade. “O Conselho de Representantes é a caixa de ressonância da nossa carreira em cada estado e é nesse Conselho que as vozes, as demandas e as realidades de todo o país se encontram”, afirmou.

Ariovaldo Cirelo recorreu à literatura para definir o significado do Encontro. Ao citar Vinícius de Moraes, lembrou que “a vida é a arte do encontro” e destacou a oportunidade de rever colegas e reconhecer a trajetória construída pela Entidade. “Esse Encontro é também uma oportunidade de olhar para o passado com gratidão, viver o presente com entusiasmo e olhar o futuro com confiança”, afirmou.

Heleno Medeiros agradeceu o convite e desejou aos participantes um encontro produtivo. “Foi uma bela surpresa e uma honra compor essa ilustre mesa. Gostaria que todos tivessem um excelente Encontro e aproveitassem bastante a cidade”, declarou.

Defesa dos aposentados e justiça fiscal

Edison Guilherme Haubert destacou a atuação conjunta das entidades em defesa dos aposentados e pensionistas e reafirmou o compromisso do movimento com a extinção da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas. “O Mosap não vai nunca desistir de buscar aquilo que todos nós estamos trabalhando neste momento, que é a extinção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, não de uma forma abrupta, mas sim em 10 anos”, afirmou.

Marcos Hübner Flores destacou a trajetória da ANFIP na defesa da justiça fiscal e relacionou essa atuação à inclusão do princípio no novo sistema tributário. “A luta da ANFIP pela justiça fiscal é uma luta de muitas décadas. E nós conseguimos colocar como um princípio do novo sistema tributário na Constituição. A estrada é longa, é um caminhar que não termina, mas ele frutifica”, afirmou.

Dão Real ressaltou a parceria entre as entidades e a contribuição histórica da ANFIP para a defesa da proteção social. “A nossa Constituição deve muito ao trabalho acumulado que a ANFIP vem fazendo há 76 anos”, declarou.

“A entidade é feita de pessoas”

Em um dos principais pronunciamentos da abertura, o presidente Carlos José de Castro, destacou que sua gestão tem como foco o associado e a continuidade da Entidade por meio da formação de novas lideranças.

Ao lembrar o compromisso assumido no início do mandato, afirmou: “Na minha posse, eu disse que esse meu mandato focaria na pessoa, no homem, na mulher, no Auditor, na Auditora e também no pensionista, que nos honra com a sua filiação”.

O presidente ainda destacou a emoção de ver o auditório lotado e a presença de diferentes gerações de associados, reforçando que a razão de existir da Entidade está nas pessoas que dela fazem parte.

Com 43 anos de trajetória no movimento associativo, Carlos Castro também falou sobre a necessidade de preparar novas gerações para dar continuidade ao trabalho da ANFIP. 

Um encontro pensado para os associados

Coordenadora do XIX Encontro Nacional e vice-presidente de Cultura Profissional, Jamile Jabra Malke agradeceu às equipes Nacional e Estadual e aos funcionários da ANFIP pelo trabalho desenvolvido durante os meses de preparação.

Ela destacou que a programação foi construída para reunir conhecimento, reflexão, cultura e confraternização, sem deixar de lado os momentos de convivência entre os associados. “Uma entidade é feita de pessoas que acreditam, que participam, que preservam a nossa história e que ajudam a construir o nosso futuro”, afirmou.

Ao final, Jamile declarou oficialmente aberto o XIX Encontro Nacional: “É com esse espírito, com alegria, confiança e esperança no que construiremos juntos, que, em nome da ANFIP, tenho a honra de declarar oficialmente aberto o XIX Encontro Nacional da ANFIP. Sejam todos muito bem-vindos.”

A declaração foi recebida com aplausos, encerrando a cerimônia de abertura e dando início à programação no Rio de Janeiro. O evento está sendo transmitido pela TV ANFIP, no YouTube. 

Confira aqui a programação completa. 

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday
Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies de modo que possamos oferecer a melhor experiência de navegação possível. As informações de cookie são armazenadas no seu navegador e executa funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e nos ajuda a entender melhor as seções do nosso site e como exibir melhor o conteúdo mais adequado.