MCCE realiza reunião do Comitê Nacional

235

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, participou da reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), nesta quarta-feira (14/10), em conjunto com os representantes das demais entidades que integram o movimento.

A reunião foi conduzida pelo diretor do MCCE, Luciano Santos, e abordou assuntos como as propostas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, que estão sendo elaboradas pelo Grupo de Trabalho do MCCE e serão encaminhadas à Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados, e o desdobramento da audiência virtual com o vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Goes, do dia 24 de setembro, que tratou da consulta sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Luciano Santos destacou que o movimento tem se mobilizado frequentemente contra a desinformação no processo eleitoral. “Estamos trabalhando, e pretendo estar presente em breve no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dando todo apoio para minimizarmos o impacto das notícias falsas”, afirmou.

As discussões também passaram por projetos e campanhas em vigência, como o ‘Fortalecimento da rede: Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no Brasil’ e o ‘Democracia Digital – Eleições 2020’, cujo objetivo é construir redes de articulação e mobilização com a participação de públicos estratégicos nos estados.

Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o MCCE e a plataforma 72 horas, que monitora o fluxo do uso de recursos públicos nas campanhas eleitorais utilizando dados oficiais do TSE.  A parceria tem o objetivo de colaborar com a participação ativa da sociedade no processo eleitoral, disponibilizando o acesso a dados de forma rápida e transparente.