Ação Fiscal: Cocaína líquida é apreendida no Aeroporto de Brasília

1644

Foram encontrados 9,3kg da droga na bagagem de um jovem que seguiria para Portugal

Auditores e analistas da Receita Federal encontraram 9,3kg de cocaína líquida na bagagem de um jovem de 26 anos, no Aeroporto Internacional de Brasília. O rapaz despachou seus pertences em Rio Branco (AC) e tinha como destino final Lisboa, em Portugal. Em pouco mais de 15 dias, aduaneiros conseguiram interceptar mais 57kg de cocaína no aeródromo da capital.

Na última segunda-feira (30/5), em uma fiscalização de rotina, as equipes da Receita Federal identificaram volumes suspeitos no interior de uma mala. Com o auxílio do equipamento de raio-X e dos cães farejadores Bruce e Roxy, foram identificados uma garrafa de pisco (bebida típica do Peru) e seis pacotes de óleo de coco, além de nove sacos plásticos colados na parte interna de três calças jeans. Havia 9,3kg de cocaína líquida, em peso bruto, distribuídos entre as embalagens dos produtos originais.Após serem acionados, policiais federais conseguiram identificar o dono da bagagem, que estava prestes a embarcar. Ele foi preso em flagrante e pode responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Segundo caso

Em 14 de maio, também no Aeroporto JK, aduaneiros encontraram 57kg de cocaína em bagagens que pertenciam a quatro mulheres e um homem. Os viajantes vinham de Porto Velho (RO) e iriam para João Pessoa (PB).

A droga estava distribuída em todas as malas e as cinco pessoas foram presas após tentarem embarcar em um voo de conexão, com destino à capital da Paraíba. A descoberta veio após as bagagens passarem pelo raio-X, quando as equipes constataram a presença de objetos suspeitos.

Em menos de um mês, a Receita Federal interceptou o total de 101,5kg de cocaína com a utilização de técnicas de pesquisa e investigação, equipamentos de raios-x, equipes de cães farejadores, espectrômetro de massa (equipamento que identifica substâncias) e testes para detecção de drogas, entre outros.

Fonte: Correio Braziliense