Ações integradas da RFB e da PF são concluídas com apreensão de mais de 1 tonelada de cocaína no Porto de Santos

80

No dia 15 de junho, a Receita Federal e a Polícia Federal realizaram nova ação de combate ao tráfico internacional de drogas, que culminou na apreensão de 497 kg de cocaína. A droga foi localizada em uma carga de biscoitos que tinha como destino o porto de Roterdã, na Holanda.

A seleção da carga para inspeção física foi resultado da atividade de gestão de riscos desenvolvida pela Receita Federal nas operações de comércio exterior. Essa atividade envolve o uso de informações prestadas por importadores, exportadores, transportadores, operadores portuários e outros agentes envolvidos nas operações, além da análise de imagens escaneadas dos contêineres.

Após cuidadosa inspeção nas 2,7 toneladas de sacos de biscoitos de polvilho acondicionados em caixas de papelão e sinalização positiva do cão de faro, a Receita Federal encontrou os primeiros tabletes de cocaína em substituição à carga regular.

Localizada a droga, a Polícia Federal foi acionada para realizar o trabalho de perícia no local e participar, de forma integrada, do restante da operação.

A droga apreendida ficará sob guarda da Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações a partir de informações da Receita Federal. A troca de informações entre as instituições é essencial para a abertura de um novo inquérito policial ou para trazer novos elementos aos que estão em curso.

Mais de uma tonelada em menos de 24h

Em 14 de junho, uma outra ação integrada da Receita Federal e da Polícia Federal foi concluída com a apreensão de 518 kg de cocaína. A droga estava em meio a uma carga de carne desossada de equinos e tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Somando as duas apreensões, o total interceptado foi de 1.015 kg de cocaína.

Fonte: Receita Federal