Operação conjunta combate lavagem de dinheiro em Santa Catarina

250

A Receita Federal participou na manhã desta terça-feira (25/10) da operação “i-Conti”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF). A ação busca combater os crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros afins.

A operação teve início após a prisão de um indivíduo utilizando documentos falsos em 2018. Uma busca no banco de dados da Receita Federal apontou que o indivíduo, em conluio com um grupo de italianos e brasileiros, criou uma série de empresas fantasmas, registradas mediante a utilização de documentos falsificados ou de laranjas. O grupo seria o responsável pela aquisição de mais de 300 imóveis no litoral catarinense.

Após a investigação inicial, as informações foram enviadas ao Ministério Público, que acionou a Polícia Federal para a investigação do grupo criminoso. Após troca de informações com as autoridades policiais italianas, constatou-se que seis integrantes tinham antecedentes criminais na Itália, respondendo a processos por roubo, falsificação de documentos e possível ligação com a máfia italiana.

A suspeita é de que a origem do dinheiro utilizado na compra dos imóveis venha do crime organizado na Itália, o que caracterizaria o crime de lavagem de dinheiro. A Justiça Federal decretou o bloqueio e indisponibilidade de todos os bens móveis, imóveis e valores em nome dos envolvidos e de suas empresas.

Servidores da Receita Federal, PF e MPF cumpriram na data sete mandados de busca e apreensão, em endereços localizados nos municípios de Joinville e Itapoá. Além da busca por bens adquiridos pela quadrilha, os Auditores Fiscais buscaram também mais informações sobre o grupo e suas atividades no Brasil.

Fonte: Receita Federal