Receita Federal investiga grupo que fraudava pagamento de dívida tributária

427

A Receita Federal e a Polícia Federal, em ação integrada, deflagaram nesta terça-feira (6/6), a Operação Ponto Final, que visa combater operações empresariais que foram esquematizadas com o propósito de fraudar o pagamento de dívida tributária e blindar o patrimônio de seus proprietários.

A dívida de impostos e contribuições sociais federais do grupo empresarial com a União é de quase R$ 1 bilhão, uma parte inscrita em Dívida Ativa e outra parte em cobrança no âmbito da Receita.

Para alcançar o seu intento, a organização empresarial se envolveu em práticas fraudulentas, abrangendo: simulações, abuso da personalidade jurídica, sonegação de tributos, blindagem patrimonial e fraude à execução fiscal.

O grupo econômico explora o serviço público de transporte por ônibus de passageiros urbano, intermunicipal e interestadual, bem como o transporte de cargas e encomendas.

Foram cumpridos 22 (vinte e dois) mandados de busca e apreensão, em Belo Horizonte, Brumadinho, Montes Claros, Nova Lima e Sabará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte. Participaram da operação 43 integrantes da Receita Federal (auditores-fiscais e analistas-tributários) e 95 policiais federais.

Os responsáveis pelo grupo empresarial poderão vir a responder judicialmente pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, sonegação de contribuição previdenciária, fraude à execução, contra a ordem tributária, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e organização criminosa.

Fonte: Receita Federal