ANFIP acompanha lançamento do Observatório de Previdência

458

A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia lançou nesta quinta-feira (8/8) o Observatório de Previdência, projeto que visa a produção e o compartilhamento de dados e pesquisas sobre a área previdenciária. A ANFIP acompanhou o evento por meio dos vice-presidentes Cesar Roxo Machado (Estudos e Assuntos Tributários), José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Política de Classe e Salarial) e o associado Ivacir Júlio de Souza.

O projeto estratégico integra um projeto maior, o Observatório do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), e tem o objetivo de tornar transparente a política previdenciária, realizar trabalhos de avaliações e pesquisas de forma independente, promover a prevenção, detecção e a investigação de fraudes praticadas por agentes públicos ou privados na utilização de recursos público federais e desenvolver novas técnicas e indicadores. O trabalho também servirá de suporte para aproximar a comunidade pesquisadora à Secretaria de Previdência.

Alessandro Roosevelt, da assessoria de Cadastros Previdenciários, explicou que a estratégia partiu de um pedido formulado por diversos pesquisadores no tocante à disponibilização dos estudos realizados pela Secretaria. “Além de fornecer esses dados, daremos suporte técnico e institucional às ações governamentais relacionadas à avaliação e formulação dessas políticas”, destacou.

Assim como o Observatório de Previdência, integram o projeto “Observatório do CNIS” os Observatórios de Políticas Sociais, o Operacional e o SuperCNIS.

Também participaram da solenidade de lançamento o secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho; o secretário de Previdência, Leonardo Rolim; o subsecretário de Regimes Próprios, Allex Albert Rodrigues; o subsecretário do Regime Geral de Previdência, Rogério Nagamine; e o presidente do INSS, Renato Vieira.