ANFIP presente no último episódio da série de debates ‘Nosso SUS’

345

O último episódio da minissérie virtual em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que abordou “O SUS e a Covid-19”, foi realizado nesta quinta-feira (3/9) e contou com a participação do presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes. Para contribuir com o debate, estiveram ainda o deputado federal Zacharias Calil (DEM/GO); a ex-ministro da Saúde, Lenir Santos; a médica e ex-secretária Executiva do Ministério da Saúde, Ana Sóter; e a presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC) e procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco (MPC-PE), Germana Laureano.

Décio Lopes, ao se pronunciar, explicou as semelhanças entre os sistemas de saúde públicos no país. “O SUS está inserido no conceito de Seguridade Social trazido na Constituição de 1988, de ser um amplo sistema de proteção social que compreende um conjunto integrado de ações e iniciativas dos Poderes Públicos e da sociedade. Portanto, a sociedade deve participar ativamente da Seguridade, no sentido de assegurar os direitos relativos à Saúde, à Previdência e à Assistência Social”.

O presidente da ANFIP também defendeu o fortalecimento do Estado, responsável por promover os serviços públicos para a população. “Não adianta privatizar o Estado, haja vista que nem sempre corresponde à melhoria da prestação de serviço, muitas vezes sucateado. É por meio do Estado que virão as soluções para os problemas do país. Independentemente de seu tamanho, o Estado deve prestar os serviços que se propôs desde a sua formação”. E completou: “todos reconhecem a importância do Sistema Único de Saúde, que é o verdadeiro salvador de vidas, principalmente neste momento de pandemia. A ANFIP se orgulha de ter contribuído de forma positiva para a realização desta jornada de debates pelo fortalecimento e defesa do SUS. Para nós, que vimos há quase 20 anos debatendo as receitas da Seguridade Social, seu financiamento e manutenção, debater o SUS é muito gratificante”.

O deputado Zacharias Calil, que também é membro da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, ressaltou a necessidade de fortalecer os conselhos de saúde municipais e estaduais, para que eles sejam os órgãos fiscalizadores de todos os recursos que vão para a Saúde. Lenir Santos, no mesmo sentido, defendeu a saúde pública como prioridade e ressaltou que a sociedade, junto ao Congresso Nacional, precisa fiscalizar e defender o sistema de saúde.

A procuradora Germana Laureano enfatizou que o SUS é de todos nós. “A dimensão republicana do direito à saúde, de não ser visto como item de mercado, é o SUS. Foi uma conquista civilizatória da Constituição de 1988 que precisa ser mantida, buscada e defendida por todo cidadão brasileiro”.

Para a médica Ana Sóter, neste momento de pandemia da Covid-19, faltou maior presença do governo federal em todas as etapas. “Tinha a obrigação constitucional de estar coordenando o processo, planejar uma ação conjunta nacional para o enfrentamento do maior problema de saúde pública que já vivemos em nosso país. Isso terminou pesando muito nos gestores estaduais e municipais, porque ao não coordenar, deixou os gestores totalmente à mercê de um mercado perverso na questão de adquirir respiradores e testes. Esse contexto é muito importante de ser avaliado pelos órgãos de controle social, pelos atores políticos, pelo Congresso, porque ao passar por esta tragédia é importante que a gente responsabilize quem efetivamente se omitiu de salvar vidas”.

Próximos debates

No fim do evento, o jornalista da Agência Servidores Umberto Goulart anunciou o lançamento da nova minissérie ‘Nosso Estado’, que contará com 8 episódios e vai abordar temas como Reforma Administrativa. “Queremos saber, por exemplo, qual o tamanho do nosso Estado comparado ao resto do mundo, qual o volume de servidores que nós temos, quais as competências queremos na prestação do serviço público, como o resto do mundo lida com as suas estruturas e máquinas públicas”. As datas do projeto ainda serão divulgadas.

O debate completo do 6º episódio do Nosso SUS você confere AQUI. Para mais informações, acesse https://nossosus.com.br/.