ANFIP prepara série de estudos sobre Aduana brasileira

91

O presidente Miguel Arcanjo Simas Nôvo esteve reunido, nesta segunda-feira (4/3), com o ex-delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto Rio de Janeiro, Pedro Antônio Pereira Thiago. O objetivo do encontro, que ocorreu em formato virtual, foi alinhar uma parceria envolvendo a produção e divulgação do papel da Aduana brasileira.

Pela ANFIP, também participaram da reunião os vice-presidentes Adilson da Silva Bastos (Estudos e Assuntos Tributários), Wanderson Dias Ferreira (Assuntos da Seguridade Social) e Maria Inês Borges Ávila (Política de Classe e Salarial).

“Queremos, nesta gestão, mostrar para nosso associado e para a sociedade o importante papel da Aduana brasileira no desenvolvimento econômico do país. Nosso trabalho é também em defesa de uma Aduana forte e valorizada, buscando eficiência, transparência e modernização”, pontuou o presidente Miguel Nôvo.

Pedro Thiago, que tem amplo conhecimento e experiência nos assuntos aduaneiros, considerou positiva a iniciativa e disse que vai colaborar de forma consistente, a fim de “contribuir para que a Aduana seja mais valorizada e prestigiada”.

A proposta também conta com parceria da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, sendo representada pelo seu presidente, Vanderley José Maçaneiro.

Sobre a Aduana
A Aduana brasileira desempenha papel crucial no controle e fiscalização das fronteiras do país. Ela é responsável por garantir que as mercadorias que entram e saem do Brasil estejam de acordo com as leis e regulamentos, incluindo questões fiscais, sanitárias e de segurança.

Além disso, o órgão, vinculado à RFB, também atua no combate ao contrabando, tráfico de drogas e outras atividades ilegais. Sua atuação é fundamental para a proteção da economia e da sociedade brasileira.