ANFIP debate cenário político com entidades do Fonacate

406

A ANFIP participou nesta terça-feira (22/1) da reunião do Conselho Deliberativo do Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas do Estado), realizada em Brasília (DF).  O objetivo do encontro foi debater e definir estratégias e ações em conjunto com as entidades em relação à proposta de reforma da Previdência.

Pela ANFIP, estiveram presentes o presidente do Conselho Executivo, Floriano Martins de Sá Neto, e o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero.

Na oportunidade, Vilson Romero falou da importância de as entidades combaterem a ideia da capitalização, mostrando as consequências do modelo adotado no Chile. “Talvez a capitalização venha, pois estamos diante de um Congresso conservador e liberal, e pode acontecer o que ocorreu no Chile, onde os aposentados chilenos tinham a promessa de ter 70% da renda ao fim da vida ativa, e hoje encontram-se em estado miserável. Esse exemplo é importante para combater a capitalização”, destacou.

Também foram pauta da reunião, a Medida Provisória 870/2019, que estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios; a avaliação dos impactos da Instrução Normativa 2/2018, que trata da jornada de trabalho dos servidores públicos e ações para reverter a medida;  e a eleição da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo), marcada para os dias 4 a 11 de fevereiro.

Por fim, foi aprovada a nota pública feita pela ANFIP, juntamente com o Fonacate, acerca de pontos defendidos pelas entidades sobre a proposta de reforma da Previdência.