ANFIP lança Análise da Seguridade Social 2022

244

A ANFIP e a Fundação ANFIP lançam na quinta-feira (5/10), às 9 horas, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, a Análise da Seguridade Social em 2022, publicação que traz todos os dados relativos aos programas sociais da Saúde, Assistência e Previdência Social, receitas e despesas orçamentárias e os impactos da política econômica no desenvolvimento social do país no ano passado.

A mais recente publicação destaca os efeitos sociais dos mais de R$ 240 bilhões de renúncias tributárias concedidas, que englobam isenções, incentivos e desonerações fiscais a diversos setores produtivos, que intensificaram o desmonte de programas e ações públicas.

O levantamento de dados aponta que desde 2012 os efeitos desse conjunto de medidas fiscais cresceram muito no país, acelerando o desfinanciamento público. “As renúncias sempre custam mais do que o anunciado durante a sua aprovação e geram resultados menores do que pretendidos”, revela a análise, que traz ainda vários outros fatores, como a política de juros altos, que fizeram o Brasil figurar entre os países em desenvolvimento que menos cresceram em 2022.

Além de representantes da ANFIP, participam da sessão de lançamento do livro o consultor legislativo, Flávio Tonelli Vaz; o advogado e presidente do IBDPREV, Diego Cherulli; o presidente da Cobap, Warley Gonçalves; o presidente do Mosap, Edison Haubert; o consultor parlamentar Antônio Augusto de Queiroz; e o presidente da Federação de Aposentados do DF, João Pimenta. A reunião será transmitida pela TV Senado, com retransmissão pela TV ANFIP.