ANFIP acompanha debate sobre importância dos serviços públicos no Brasil

399

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, acompanhou, nesta quinta-feira (28/1), a live da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) no Fórum Social Mundial 2021.

Participaram do debate o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva; o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Max Leno de Almeida; o doutor em Economia e presidente da Associação dos Funcionários do Ipea e Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea (Afipea), José Celso Cardoso Junior; e o intelectual orgânico da periferia, Eduardo Alves.

O objetivo do encontro foi abordar a importância da defesa dos serviços públicos e os impactos que vão para além da pandemia na política conduzida pelo atual governo, aprofundados principalmente pela aprovação da Emenda Constitucional 95/16 (Teto de Gastos), que congela investimentos públicos por vinte anos.

Vilson Romero questionou aos palestrantes como valorizar os servidores e obter um serviço público com mais qualidade. Em resposta Max Leno de Almeida, explicou que uma das ações importantes é rever a EC 95/16, pois grande parte das execuções do Estado estarão comprometidas ao ter menos recursos para educação, saúde e demais atuações do serviço público.

Em sua fala, Sérgio Ronaldo declarou que acompanha com muita tristeza tudo que está acontecendo no Brasil contra os servidores, pois mesmo com a capacidade que estes trabalhadores têm demonstrado em meio à pandemia, o governo não cessa os ataques ao serviço público.  “Isso é uma política orquestrada. Nos últimos 30 anos a narrativa que falam é sempre para diminuir o poder de ação dos servidores e do serviço público. Sem serviços públicos a situação estaria muito pior do que estamos vivenciando”, afirmou.

Assista o debate completo aqui.