ANFIP discute pautas de interesse dos Auditores dos RPPS

163

Nesta quinta-feira (29/2), o presidente Miguel Nôvo, acompanhado do vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social, Wanderson Ferreira, e do presidente da Fundação ANFIP, Vanderley José Maçaneiro, participou de reunião na Secretaria de Regime Próprio e Complementar, do Ministério da Previdência Social, para discutir os principais desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Os dirigentes foram recebidos pelo diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Allex Albert Rodrigues, e pelo coordenador-geral de Auditoria e Contencioso, Daniel Belmiro Fontes.

O déficit do quadro de Auditores Fiscais, especialmente em atuação na fiscalização dos RPPS, esteve na pauta. Miguel Nôvo frisou a relevância dos regimes e destacou a necessidade de convocação dos aprovados no último concurso da RFB, conforme cadastro de reserva. Os dirigentes também colocaram a entidade à disposição para cooperação técnica em temas de interesse da categoria.

Segundo Daniel Belmiro, são necessários, no mínimo, 20 servidores para recomposição dos quadros funcionais. “O Auditor é o guardião da Previdência Social do servidor efetivo”, frisou o coordenador ao tratar do papel da categoria na sustentabilidade dos regimes.

Os representantes da Secretaria reafirmaram a disposição em continuar atuando em conjunto com a ANFIP para reconhecimento da área, e confirmaram participação em debates que envolvam a defesa da previdência pública, da Seguridade Social e das competências legais do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.