Governo conclui nova etapa de centralização folha de pagamento de inativos e pensionistas

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O governo federal finalizou mais uma etapa da centralização dos serviços prestados aos inativos e pensionistas com a inserção das Superintendências e Gerências de Administração Regionais do Amazonas, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

As atribuições de gestão da folha de pagamento e cadastro dos servidores, a partir deste mês de outubro, passam a ser geridas pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos e Pensionistas (Decipex), do Ministério da Economia.

Os beneficiários poderão solicitar diversos serviços pela internet, como contracheque,  isenção do Imposto de Renda, fichas financeiras, desbloqueio de senha de acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e auxílio-funeral. Entretanto, as Superintendências e Gerências de Administração Regionais dos estados permanecerão fazendo a orientação e o serviço de recepção de documentação para os servidores aposentados e pensionistas que necessitarem de atendimento presencial.

A unificação já ocorreu no Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, São Paulo e Distrito Federal.

 Confira a seguir os canais de atendimento da Decipex e os serviços disponibilizados:

o   Central: 0800 978 9004

o   Coordenação de Atendimento – Coate/Decipex:

  • (61) 2020.2915
  • (61) 2020.2981
  • (61) 2020.2923
  • (61) 2020.2996
  • (61) 2020.2967

Atendimento on-line:

o   Portal Gov.br: para aposentados e pensionistas ou representantes solicitarem serviços. No campo de busca digitar Decipex. www.gov.br

o   Os serviços disponíveis no gov.br são:

  • Auxílio funeral – link
  • Isenção Imposto de Renda – link
  • Contracheque – link
  • Ficha financeira – link
  • Desbloqueio de senha – link
  • Comunicado de falecimento – link
  • Comprovante extra SIAPE – link

o   Protocolo Eletrônico: para portadores em geral e interessados – https://protocolo.planejamento.gov.br/protocolo/login

o   Peticionamento Eletrônico: para pessoas físicas e jurídicas na condição de interessadas, órgãos e entidades – https://www.gov.br/pt-br/servicos/peticionar-eletronicamente-documentos-ao-ministerio-da-economia

o   Sigepe – módulo requerimento: para aposentados e pensionistas apresentarem requerimentos gerais – https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login?service=https%3A%2F%2Fservidor.sigepe.planejamento.gov.br%2FSIGEPE-PortalServidor%2Fprivate%2Finicio.jsf

Atendimento Presencial
O atendimento Presencial aos aposentados e pensionistas do DECIPEX é realizado pelas unidades regionais do Ministério da Economia.

FAÇA VOCÊ MESMO

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia elaborou uma série de vídeos para auxiliar na utilização do Sigepe:

  • Desbloqueio de Usuário 

  • Esqueci minha Senha

  • Acessando o Módulo Requerimento 

  • Menu de Navegação – Módulo Requerimento 

  • Solicitando e anexando documento – Módulo Requerimento

Aos aposentados e pensionistas

–  DESBLOQUEIO DE SENHA SIGEPE E COMPROVANTE DE RENDIMENTOS: Enviar e-mail para sgp.decipex.atend@planejamento.gov.br

–  ASSUNTOS RELATIVOS À PROVA DE VIDA: Enviar e-mail para sgp.decipex.recad@planejamento.gov.br

–  DEMAIS ASSUNTOS: Enviar e-mail para sgp.decipex@planejamento.gov.br