Mosap avalia mobilização do Encontro Nacional e planeja novas ações

67

A ANFIP, representada pelo presidente da Estadual de São Paulo (ANFIP-SP), Genésio Denardi, participou da reunião do Instituto Mosap realizada nesta terça-feira (13/9). Entre os assuntos discutidos na ocasião, os dirigentes analisaram a repercussão do 16º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, que aconteceu no dia 31 de agosto e reuniu centenas de pessoas na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Para o presidente do Mosap, Edison Haubert, o evento foi um sucesso e seus efeitos já estão sendo observados. Ele afirmou que a articulação com os parlamentares da Casa será intensificada, envolvendo, em especial, três pautas de interesse da categoria: o reajuste de vencimentos e subsídios, a luta pela paridade entre ativos e aposentados e a aprovação da proposta que acaba com a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas.

O grupo deve atuar ainda em outras matérias em tramitação no Congresso Nacional, contra, por exemplo, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 189/2021, que pretende criar a entidade gestora única do regime próprio de previdência social da União, colocando as aposentadorias e pensões dos servidores sob a gestão do INSS; e a favor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 523/2011, que prevê abatimento no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de gastos com medicamentos.