Frente Parlamentar avalia encontro com relator da Reforma Administrativa

328

As entidades que integram Frente Parlamentar Mista do Serviço Público estiveram reunidas nesta segunda-feira (16/8) para avaliar a audiência realizada na semana passada com o relator da PEC 32/20 (Reforma Administrativa), deputado Arthur Oliveira Maia (DEM/BA), e alinhar as ações da greve geral dos servidores desta quarta-feira (18/8). Pela ANFIP, participou o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, que coordenou o encontro.

Os representantes acreditam que o relatório de Arthur Oliveira Maia já está definido e provavelmente continuará afetando os servidores, porém, pretendem intensificar as ações para que a matéria não seja aprovada. As audiências temáticas de discussão da PEC, que finalizariam no dia 19 de agosto, tiveram o prazo ampliado para o debate de novos temas, com isso, a previsão das entidades é de que a matéria seja votada apenas em setembro, disponibilizando mais tempo para mobilizações.

Vilson Romero informou que, na terça-feira (17/8), será realizada audiência pública na Comissão Especial, abordando os efeitos sobre os atuais servidores.  “Temos que divulgar amplamente para mobilizar mais ainda nossas bases que, infelizmente, não estão totalmente engajadas. A discussão é fundamental para esclarecer sobre os prejuízos que virão caso a PEC seja aprovada”, disse. Além disso, estão ocorrendo audiências e seminários nas assembleias legislativas e câmaras municipais em diversos estados para debater a matéria com parlamentares.

As entidades também estão envolvidas no desenvolvimento das ações unificadas desta quarta-feira, em que servidores federais, estaduais e municipais de todo o Brasil participam da greve nacional, convocada conjuntamente pela Frente, centrais sindicais, entidades de classe e movimentos sociais. A data será marcada por paralisações, assembleias, atos e panfletagens em todo o Brasil contra a Reforma Administrativa. Serão realizadas ainda mobilizações nas redes sociais para que, aqueles que não puderem comparecer aos eventos presenciais, participem virtualmente. Confira aqui o calendário de ações.