Entidades do Fonacate discutem Reforma Administrativa em assembleia geral

369

O assessor de Estudos Socioeconômicos da ANFIP, Vilson Antonio Romero, participou da assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), nesta terça-feira (6/4), para discutir diversos pontos que afligem as carreiras na conjuntura política atual. A reunião foi coordenada pelo presidente do Fórum, Rudinei Marques.

Dentre os temas discutidos na reunião, os representantes abordaram o status da Emenda Substitutiva Global à PEC 32/20 (Reforma Administrativa) e estratégias de atuação em defesa dos servidores; o relatório do andamento das atividades do grupo de trabalho que trata do projeto de Avaliação de Desempenho no Serviço Público; e o ingresso de duas novas entidades ao Fórum: a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ).

O assessor parlamentar do Fórum, Jorge Mizael Ramos, apresentou uma breve avaliação da conjuntura política e informou que a Emenda Substitutiva Global à PEC 32/20 já está pronta.  A ideia central do texto substitutivo é reduzir os danos trazidos pelo projeto e avançar em alguns pontos relevantes para os servidores públicos. Após a instalação da Comissão Especial, o grupo buscará as assinaturas para que as emendas sejam protocoladas. Entre as ações de enfrentamento, foi definida ainda a criação de conteúdo que conscientize a população quanto aos danos da Reforma Administrativa.

Vilson Romero sugeriu, como estratégia, que seja formulado um “reformômetro”, um tipo de quadro comparativo, com o levantamento do posicionamento já revelado por parte dos parlamentares em relação a aprovação da PEC 32/20 no portal do Fonacate ou da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil). O assessor alertou ainda para a importância da interlocução dos representantes com os deputados federais de cada estado para que possam construir um canal direto de contato.

Na oportunidade, também foi convocada a participação das entidades no “Seminário Internacional de Enfrentamento à Corrupção no Brasil: como Construir um Futuro mais Efetivo?”, promovido pelo Fórum, em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), a Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público (Fenaud) e o Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical). O encontro virtual será no dia 27 de abril, a partir das 9h, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Fórum e na página do Facebook da ANFIP. Confira abaixo a programação:

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFRENTAMENTO À CORRUPÇÃO