Receita Federal comemora o Dia da Aduana

292

No dia 26 de janeiro de 1953 foi realizada, na Bélgica, a primeira sessão do Conselho de Cooperação Aduaneira. A data representou o início de uma organização intergovernamental global, que tem a missão de aprimorar as administrações aduaneiras no mundo. Este ano é ainda mais especial, pois celebra-se o 70º aniversário.

A entidade é hoje conhecida como OMA, Organização Mundial das Aduanas (ou World Customs Organization, em inglês) e reúne mais de 90% das Aduanas pelo mundo. Na mesma data, passou-se a comemorar, anualmente, no mundo todo, o Dia Internacional da Aduana.

Todos os anos, a Organização Mundial das Aduanas escolhe um tema a ser promovido pelas administrações aduaneiras. Para 2023, o tema escolhido foi “Nurturing the next generation: promoting a culture of knowledge-sharing and professional pride in Customs” (Nutrindo a próxima geração: Promovendo a cultura do compartilhamento de conhecimento e orgulho profissional nas Aduanas). O tema pretende encorajar o compartilhamento e aumentar o senso de pertencimento entre a comunidade aduaneira espalhada pelo globo, situando os esforços no recurso humano, principalmente na nova geração, colocando-a no centro das atuais mudanças e transformações.

Dessa forma, convida a comunidade aduaneira a pensar a nova geração de profissionais com o objetivo de atrair e também manter talentos, empoderando-os e protegendo os agentes envolvidos. Promove também a cultura organizacional e a importante gestão de conhecimento, convidando as administrações a adotarem um sistema coerente e holístico, que permita a criação e o compartilhamento de informação, abordando, inclusive a memória organizacional, para que as experiências sejam transmitidas e erros anteriores não sejam repetidos. Além disso, visa o fortalecimento do orgulho profissional, promovendo o aumento da visibilidade do serviço das Aduanas. Porta de entrada e saída de todas as mercadorias no país, o trabalho dos servidores aduaneiros beneficia indústria, comércio e passageiros internacionais, contribuindo para um desenvolvimento econômico seguro.

A agenda internacional do sistema aduaneiro, por meio da Declaração de Igualdade de Gênero e Diversidade nas Aduanas reafirma o compromisso com políticas igualitárias e não discriminatórias em suas atividades, respeitando a promoção e encorajamento de oportunidades igualitárias.

 

Fonte:  Receita Federal do Brasil