Sessão Solene na Câmara homenageia servidores públicos

331

A ANFIP prestigiou nesta quinta-feira (24/10) a sessão solene em homenagem do Dia do Servidor Público, realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, sob presidência da deputada Érika Kokay (PT/DF), autora do requerimento da sessão, oportunidade em que registrou o importante trabalho da Entidade no suporte técnico para o trabalho legislativo.

A solenidade foi acompanhada pelo presidente Décio Bruno Lopes, pelos vice-presidentes Márcio Humberto Gheller (Executivo), Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais) e Benedito Cerqueira Seba (Comunicação Social) e pelo assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, além de servidores públicos e suas entidades representativas.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) parabenizou os servidores que compõem uma categoria estratégica de Estado. “Não é possível falar em futuro e em justiça social sem serviço público de qualidade. Não é possível desenvolver o país, garantir direitos, igualdade, liberdade de democracia, desvalorizando o servidor e colocando como algozes do país”, enfatizou.

Se somaram ao discurso comemorativo os deputados Mauro Benevides Filho (PDT/CE), Hildo Rocha (MDB/MA), Gilberto Nascimento (PSC/SP) e Capitão Alberto Neto (Republicano/AM)

As carreiras típicas de Estado foram representadas pelo Fonacate, entidade da qual a ANFIP é integrante, presidida por Rudinei Marques, que, na oportunidade, lamentou os ataques sofridos pelos servidores públicos, especialmente nos últimos três anos. “Procuram desconstruir a imagem do serviço público no Brasil. Ainda assim, são os servidores que mantêm esse país em pé”, enfatizou. Para Marques, em que pese o país viver uma das mais graves crises econômica, fiscal, política e moral, “os servidores continuam fazendo entregas de serviços públicos à população”.

Marques apresentou o relatório “Reforma Administrativa do Governo Federal – Contornos, Mitos e Alternativas”, resposta do Fonacate ao relatório do Banco Mundial, que mostra que o número de servidores públicos no Brasil é a metade do número da média de países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). “Os gastos de pessoal da União vêm caindo em relação ao PIB ano a ano. Temos sim que comemorar que o serviço público mantém o país em pé. Nos últimos 15 anos, quadruplicamos as prestações de serviços assistenciais. Na Previdência, dobramos o número de prestação de serviços previdenciários. Nós temos um serviço público extremamente capacitado e comprometido com o país. Nos deixem trabalhar que vamos tirar o Brasil do atoleiro”, finalizou.

Confira aqui a íntegra da audiência.