Associados, confiram informações importantes sobre o processo eleitoral

261

As eleições para o Conselho Executivo e o Conselho Fiscal da ANFIP acontecem no dia 18 de julho. Conforme decisão da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), este ano NÃO TERÁ VOTO ELETRÔNICOO anúncio foi feito durante a XXVII Convenção Nacional e normatizado por meio da Resolução nº 1 da CEN (documento abaixo).

Lembrando que o voto será PRESENCIAL, nas Estaduais da ANFIP com Mesa Coletora de Votos (documento abaixo), ou por CORRESPONDÊNCIA. Este ano será permitido ainda o voto em trânsito para aqueles que, no dia 18 de julho, estiverem fora do seu domicílio eleitoral e que não tenham postado o voto por correspondência. Então, se você estiver em outra cidade, poderá comparecer a uma urna presencial para registrar a sua escolha.

A CEN informa que, na próxima semana, serão encaminhados para a residência dos associados votantes, efetivos (ativos e aposentados) e quites com suas obrigações associativas, um kit com as propagandas eleitorais de todos os candidatos, planilha com os locais e horários de votação, e um kit com a Cédula Única Oficial (cédula de votação),  envelope branco para apor a cédula, e envelope “carta resposta” para a remessa do voto via Correios.

A CEN orienta aqueles que forem encaminhar a cédula por correspondência, que o façam assim que receberem o kit na residência. O voto pode ser postado até o dia 18 de julho, porém é importante que o envio seja feito o quanto antes, tendo em vista que o trânsito do material pode se estender devido ao serviço dos Correios. Ressalta ainda que é preciso exigir o carimbo dos Correios com a data da postagem.

apuração será no dia 25 de julho. As Estaduais apuram os votos da urna e remetem o relatório à CEN, que será responsável pela apuração dos votos por correspondência, com a devida conferência da lista dos votantes em urnas nos Estados.

Confira as Resoluções, Planilha e Modelo de Cédula Única Oficial, emitidas pela CEN sobre o processo eleitoral:

Resolução nº 1/2019 – Voto eletrônico nas eleições

Resolução nº 2/2019 – Estados sem voto em urna

Resolução nº 3/2019 – Voto em trânsito

Resolução nº 4/2019 – Voto em branco e voto nulo

Modelo de Cédula

Locais e horários de votação