ANFIP prestigia lançamento da revista e-Ranking Cidadão

369

Publicação da Labep traz panorama global da atuação parlamentar

A sede da ANFIP, em Brasília (DF), foi palco nesta terça-feira (2/10) do lançamento da revista e-Ranking Cidadão, idealizada pelo Labep – Laboratório de Estudos Político-Sociais. A publicação mostra parte do trabalho de mapeamento da atuação parlamentar feito pela equipe de cientistas políticos do Laboratório. Neste ranking, deputados e senadores são pontuados de acordo com o seu posicionamento diante de matérias priorizadas pelo governo federal.

Gustavo Tavares, coordenador técnico do e-Ranking, explicou que o Labep é composto por profissionais interessados em pesquisar, analisar, elaborar e divulgar estudos e pesquisas sobre política e seus impactos na sociedade. “Produzimos pesquisas políticas e socioeconômicas aplicadas que sejam relevantes para o desenvolvimento social do país. O estudo serve como ferramenta de planejamento e compreensão ampla do Brasil”, afirmou.

O presidente da ANFIP, Floriano Martins de Sá Neto, parabenizou pela iniciativa do trabalho. “É muito bom ver jovens se interessando por políticas sociais e pela política como um todo. Acho que a palavra de ordem daqui para frente não é só eleger, mas é acompanhar efetivamente o que essas pessoas estão fazendo em nosso nome. Que o cidadão tenha instrumentos cada vez mais atuantes para acompanhar diuturnamente os parlamentares”, destacou.

A ferramenta também foi elogiada por Pedro Lopes, diretor de Assuntos Parlamentares da Fenafisco (Fisco Estadual e Distrital); Geraldo Seixas, do Sindireceita; e Rudiquei Marques, presidente do Fonacate. O lançamento foi acompanhado ainda pela vice-presidente de Cultura Profissional e Relações Interassociativas da ANFIP, Dejanira Freitas Braga, e por representantes de entidades e organizações da sociedade civil.

Labep – Com o objetivo de apresentar à sociedade um amplo diagnóstico do Congresso Nacional, o Laboratório lançou em junho de 2018 a plataforma virtual e-Ranking Cidadão, uma ferramenta de monitoramento e análise do trabalho parlamentar que auxiliará os brasileiros a avaliar o desempenho de seus representantes nas Casas legislativas. A pesquisa analisou os 594 parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal acerca de temas que trouxeram mudanças significativas para a sociedade como reforma trabalhista, terceirização, alterações na concessão do seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença, teto dos gastos públicos e exploração do pré-sal. Confira aqui mais informações.