Conheça a história da Associação no Amazonas

583

A ANFIP-AM é a Associação que representa os Auditores Fiscais Da Receita Federal Do Brasil No Amazonas, fundada em 24 de junho de 1989.

Com a posse de 26 novos Fiscais de Contribuições Previdenciárias (FCP) no Amazonas, em 1987, sentiu-se a necessidade da fundação de uma entidade que representasse os interesses administrativos da classe junto à administração local e nacional, como também os interesses associativos perante a associação nacional ANFIP.

Assim, na assembleia geral do dia 24 de junho de 1989, foi criada a “Associação dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias do Estado do Amazonas – AFISPAM”, primeiro nome definido à Entidade pelos presentes na reunião de fundação, que fora sucedido pelos nomes “Associação dos Auditores Fiscais da Previdência Social do Amazonas – ANFIP-AM”, aprovada em assembleia geral ordinária realizada no dia 28/04/2000; e “ANFIP-AM – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil no Amazonas”, aprovada em AGE do dia 22/03/2007, nome mantido até os dias de hoje.

No início, a Associação não possuía sede e desenvolvia suas atividades nas dependências do antigo IAPAS, mais tarde INSS, somente vindo a ter sua própria sede em 1996, localizada na Av Floriano Peixoto, nº 215, Sala 201, Centro (antigo Hotel Amazonas).

Com o objetivo de proporcionar uma melhor infraestrutura e instalações aos seus associados, foi adquirida uma nova sede em 2006, localizada na Av Djalma Batista, nº 3000, Sala 22, Área Comercial, Bairro Parque 10, onde funciona até os dias de hoje.

A ANFIP-AM, em conjunto com a associação nacional ANFIP, sediou no Amazonas três grandes eventos. Em 1992, realizou o Encontro da Região Norte, que ocorreu no Hotel Tropical, um evento regional que se transformou em nacional pela dimensão do seu resultado, onde vieram e participaram mais de 700 colegas e acompanhantes, que durante dois dias discutiram assuntos de interesse da classe e também conheceram as belezas do Amazonas.

Além disso, a ANFIP-AM sediou o VIII Encontro Nacional, em 2002, que foi realizado nas dependências do Studio 5, no Distrito Industrial, onde compareceram e prestigiaram as palestras 1.500 colegas e acompanhantes. Finalmente, sediou-se a XXIV Convenção Nacional da ANFIP, em 2013, onde todo o evento foi realizado no Hotel Tropical com a presença de mais de 1.100 colegas e acompanhantes. Durante a Convenção a ANFIP-AM realizou um evento na piscina do hotel para todos os participantes assistirem uma síntese do Festival Folclórico de Parintins, onde se os Bois Caprichoso e Garantido se apresentaram com os seus principais itens que disputam o festival na arena do Bumbodromo, em Parintins, tais como apresentador, levantador de toadas, cunhã-poranga, pajé, rainha do folclore, boi bumba, tripa do boi, etc.

A ANFIP-AM mantém como tradição duas confraternizações por ano, a primeira é no mês de junho, quando se comemora a festa junina e, também, a fundação de nossa Associação. A outra é no mês de dezembro, quando é realizada a confraternização de final de ano.

Atualmente a Associação possui 87 associados, sendo 42, 28 aposentados e 17 pensionistas.