ANFIP-MG participa do lançamento do Estatuto da Pessoa Idosa em braile

206

A Estadual da ANFIP em Minas Gerais (ANFIP-MG), representada por seu presidente, Décio Bruno Lopes, prestigiou o lançamento do Estatuto da Pessoa Idosa em braile, nesta quarta-feira (4/10), em Belo Horizonte. Na ocasião, também foi disponibilizada uma versão em áudio-livro, no formato MP3. A iniciativa, intitulada Projeto Braille, é inédita no Brasil e foi pensada para facilitar o acesso do conteúdo a pessoas com deficiência visual.

O Projeto, promovido pela Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos do Brasil (RIAAM-Brasil), foi elaborado por uma equipe interdisciplinar de especialistas, com a consultoria e assessoria de Edson Antonio Ambrosio, portador de deficiência visual, técnico em Informática e especialista em Acessibilidade. “Este trabalho, é a nossa contribuição para um grupo especial de pessoas que não se beneficiam da lei, justamente por não terem acesso ao Estatuto”, explicou a presidente da RIAAM-Brasil, Maria Machado Cota.

Exemplares do kit, contendo a versão em braille e um pendrive com a gravação em áudio MP3 do Estatuto deverão ser entregues às bibliotecas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Além disso, cerca de dez mil exemplares impressos foram distribuídos gratuitamente entre associados, colaboradores e parceiros; e entregues a institutos de cegos como o Instituto São Rafael, de Belo Horizonte; e o Benjamin Constant, do Rio de Janeiro, entre outros.