ANFIP participa de seminário em Santa Catarina

371

Nesta segunda-feira (28/01), a ANFIP, representada pelo vice-presidente da Estadual em Santa Catarina (ANFIP-SC), Floriano José Martins, participou como palestrante do XXVIII Seminário de Dirigentes Sindicais, de Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná, em Itapoá (SC).

O evento é promovido anualmente pela Fetraconspar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná), e tem como objetivo melhorar a formação dos dirigentes sindicais com a atualização sobre questões trabalhistas, além de apresentar as conjunturas que serão enfrentadas durante as negociações e preparar para todas as eventualidades que podem acontecer ao longo do ano.

Em sua exposição, Floriano José fez uma profunda análise da execução orçamentária do sistema de Seguridade Social, demonstrando os superavits existentes ao longo de sua história. Também chamou atenção para o desastrado sistema de capitalização implementado no Chile, em 1981, com grande repercussão atualmente. Ressaltou o impacto negativamente nas aposentadorias dos segurados, a maioria recebendo meio salário mínimo, sem a mínima condição de sobrevivência.

Por fim, Floriano José, sugeriu um acompanhamento sistemático, de todos os segmentos da sociedade, nas propostas que advirão do governo, no sentido de debater, principalmente, com os parlamentares da Região Sul, os impactos negativos que terão para os trabalhadores.

O evento segue sendo realizado até a próxima quinta-feira (31/01), nas dependências da Colônia de Férias da Fetraconspar em Itapoá (SC).

Confira a programação completa do seminário aqui