RS: Coral da Agafisp presta homenagem ao Dia da Mães

347

A Agafisp homenageou as mamães com chá e muitas delícias, em evento, realizado no dia 11 de maio, que ficou marcado pela primeira apresentação do coral da entidade. O grupo encantou a todos com as músicas: “Canto do Povo de Algum Lugar”, “Amigos para sempre” e “Como é grande o meu amor por você”.

Formado por 13 pessoas, atualmente, o coral iniciou as atividades em março de 2023 e está aberto a novos integrantes que queiram aprender e que gostem de cantar. Conforme o maestro Tanilo Daniel da Silva, “o coral ainda não está pronto, mas todos estão muito empenhados”. Para ele, que tem formação em música e especialização em regência, a expectativa é muito boa, apesar de ser uma proposta nova e um desafio na sua carreira de quase 15 anos na regência de corais. Os coralistas, conta o professor, escolhem o repertório com as músicas de que mais gostam.

Para quem diz que cantar é para quem tem talento e que não conseguiria aprender, o maestro desmistifica essa crença. “Qualquer um pode cantar”, afirma ele. Sem desconsiderar alguns exemplos impressionantes que reforçam a crença no talento, Tanilo da Silva acredita mais nos estímulos, na predisposição, ou seja, a criança que é estimulada a cantar, provavelmente, saberá cantar lindamente, com afinação, no decorrer do tempo.

E sobre a afinação, o regente citou a pesquisa no livro da professora de canto, a carioca Silvia Sobreira: Desafinação Vocal. O trabalho mostra que o canto é uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos os seres humanos que não apresentem distúrbios neurológicos. Além disso, é consenso que, quanto mais cedo essa prática for estimulada, melhor serão os resultados. “Assume-se no livro que o canto não é uma habilidade inata, mas uma capacidade que pode ser desenvolvida se os comportamentos adequados forem estimulados.”

Na maioria dos casos, conforme o professor, a dificuldade está em ouvir mais do que transmitir o som, o que se chama de “percepção musical”. Além disso, a inibição, comenta, é outro fator que acaba sendo solucionada quando se canta em grupo.

Quem quiser experimentar essa doce e sonora aventura do canto pode entrar em contato com a secretaria da Agafisp, telefone (51) 3224 4355 ou pelo WhatsApp (51) 99218 6256. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 15h.

Fonte: Informações da Agafisp.