Alerta: fundo de previdência é usado em golpe

3404

Atenção, associados, a ANFIP alerta sobre nova tentativa de golpe por meio de carta. Um de nossos associados, do estado de São Paulo, recebeu uma carta, supostamente encaminhada pela Coordenadoria Nacional dos Fundos de Previdência Complementar, com pedido de depósito para o recebimento de valores referentes ao plano previdenciário.

Para o cadastro dos dados bancários, o associado deveria realizar o depósito no valor de R$ 995,00. O documento leva a assinatura de uma suposta advogada também do estado de São Paulo. Desconfiado da veracidade das informações, nosso associado entrou em contato com a ANFIP, onde foi informado se tratar de golpe.

A ANFIP reitera que as formas de abordagem dos criminosos, as histórias ou o nome do “processo” são os mais diversos. Porém, o objetivo é sempre o mesmo, ludibriar o associado na tentativa de receber dinheiro através de transferência bancária. Esses golpes não são raros e servidores públicos, aposentados e pensionistas, são, na maioria, as principais vítimas.

Portanto, associado, fique atento aos diferentes artifícios usados por golpistas. NÃO faça nenhum depósito prévio para liberação de valores de ação. NÃO forneça dados bancários nem informações pessoais por telefone. A ANFIP NÃO liga diretamente para os associados nem envia mensagens pelo WhatsApp ou por qualquer outra rede social para informar sobre valores a receber.

DESCONFIE se receber ligações que envolvam nomes de colegas ou de conselheiros da ANFIP. Se acontecer, desligue e ligue para o seu colega associado para se certificar da informação. A ANFIP também recomenda que as pessoas façam um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, pois a Associação não tem competência para tomar qualquer ação de cunho investigativo.