ANFIP e MCCE promovem reunião de encerramento de 2020

238

A ANFIP, representada pelo assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, participou, juntamente com as demais entidades parceiras, da última reunião do ano convocada e coordenada pelos diretores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Luciano Caparroz Santos e Melilo Dinis do Nascimento.

Em pauta, estiveram o programa Democracia Digital, bem como outros projetos ativos do MCCE; o fortalecimento da rede por meio da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no Brasil; os recentes ataques à Lei da Ficha Limpa; a criação de um grupo de trabalho responsável pela elaboração de propostas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, que serão encaminhadas à Comissão de Juristas da Câmara; além de uma avaliação geral sobre as Eleições Municipais 2020.

Durante a videoconferência, Vilson Romero apontou, ainda, tópicos relevantes a serem revisados acerca do processo eleitoral nacional, ocorrido entre 15 e 29 de novembro de 2020. Entre os levantamentos feitos pelo assessor, pode-se citar a problemática envolvendo a centralização na apuração dos votos; a tardia substituição das urnas; problemas de segurança no sistema, recentemente invadido por hackers; a fiscalização de doações; e a necessidade de verificação de candidaturas irregulares ou “fantasmas”.

Atendendo à solicitação, e compreendendo a necessidade de justiça e transparência, foi formado um grupo de trabalho responsável pela elaboração de um documento oficial com o panorama geral das Eleições 2020, incluindo análise de caso e perspectivas para os próximos eventos.

A primeira reunião do Conselho está prevista para janeiro de 2021.