ANFIP moderniza sistema contábil e financeiro da Entidade

292

O processo de modernização da ANFIP, especialmente por meio de sistemas informatizados de gestão, teve mais um importante passo nesta terça-feira (1º/9), quando foi apresentada pela Empresa Plano BR o trabalho de desenvolvimento e aperfeiçoamento do Programa de Melhorias do Sistema Informatizado de Acompanhamento da Execução Orçamentária, Contábil e Financeira, denominado MR Contábil. A próxima etapa é a homologação e implantação das melhorias propostas.

Participaram da reunião os consultores técnicos da Plano BR, Carlos Carboneri e Gabriel Aires, o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, os vice-presidentes Márcio Humberto Gheller (Executivo), Luiz Mendes Bezerra (Finanças), Carlos Alberto de Souza (Planejamento e Controle Orçamentário), João Alves Moreira (Administração, Cadastro e Tecnologia da Informação) e Benedito Cerqueira Seba (Comunicação Social), assim como Moisés Prado e Leonel Ferraz, do Departamento Financeiro da Entidade, principais usuários do sistema operacional.

Para Décio Lopes, o trabalho de modernização da Entidade é importante para todos os setores e gestores. “Esse investimento é importante não para atual gestão, mas para as futuras que vierem a assumir a Entidade”, destacou.

Breve Histórico

O sistema MR Contábil foi concebido pela ANFIP no intuito de aprimorar os controles técnicos operacionais, a fim de fornecer informações orçamentárias, contábeis e financeiras de forma ágil e integrada, em tempo real, através de uma ferramenta amigável, robusta e funcional.

O sistema, idealizado na gestão 2015/2017, é peça chave no controle orçamentário, contábil e financeiro da Entidade. A nova proposta de manutenção evolutiva a que está encarregada a empresa Plano BR contempla evoluções de integração com sistemas existentes, segurança da informação, estabilidade, escalabilidade e resiliência, traduzindo-se em maior produtividade para os usuários, aderência às normas vigentes e aos controles indispensáveis ao exercício da Auditoria Interna.

Nesta etapa do Programa de Melhoria, vale ressaltar alguns pontos trabalhados:

1 – Disponibilização de novos relatórios operacionais e gerenciais;

2 – Implantação do sistema de versionamento para o desenvolvimento, manutenção e aplicação;

3 – Nova infraestrutura tecnológica, com a segmentação dos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção;

4 – Mudança de tecnologia de front-end, proporcionando melhor usabilidade ao sistema e melhor desempenho, além de fornecer um novo layout responsivo, com a possibilidade de uso em dispositivos móveis;

5 – Melhorias relacionadas à segurança da informação.

Além dos itens detalhados acima, cabe salientar que foram executadas manutenções relacionadas à segurança, consultorias técnicas, correções de bugs, melhorias em infraestrutura de cada ambiente, processamento de dados em lote e inserção de pequenas funcionalidades.

É importante ressaltar que o MR Contábil se assemelha aos sistemas de governo, devido a sua característica de gerenciamento da peça orçamentária, vinculada à rotina contábil e financeira. O sistema é capaz de produzir controles que auxiliam os gestores nas tomadas de decisão e, principalmente, no acompanhamento da execução orçamentária e financeira, além de prover informações valiosas para a equipe de Auditoria Interna.

Convém registrar que, quando da concepção do sistema, era inimaginável a situação de pandemia que assola o mundo e que o convívio com esta nova realidade só veio a confirmar a correção quanto aos investimentos feitos, por possibilitar a execução de qualquer ambiente físico com acesso à internet.